Trabalhos de Química Computacional são premiados

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 03 Novembro 2009 10:21 | Última Atualização: Terça, 03 Novembro 2009 10:21
Estudos desenvolvidos por professores e estudantes do Grupo de Química Computacional foram premiados em dois grandes eventos que reuniram pesquisadores e estudiosos da área de vários países. Em um deles, o 10th International Meeting on Cholinesterases, realizado na cidade de Šibenik, na Croácia, a pesquisa desenvolvida na Ufla sobre defesa biológica foi classificada como o segundo melhor trabalho, dentre os 450 que foram apresentados. Já no XV Simpósio Brasileiro de Química Teórica, realizado em Poços de caldas, MG, o estudo sobre aminas orgânicas rendeu aos participantes o terceiro lugar na seção pôster, concorrendo com outros 390 participantes.

Os dois trabalhos foram desenvolvidos por estudantes de pós-graduação e iniciação científica coordenados pelo prof. Teodorico de Castro Ramalho, do Departamento de Química (DQI). A pesquisa apresentada na Croácia faz parte da dissertação de mestrado da estudante Ana Paula Guimarães e contou com a colaboração dos professores Tanos França, do Instituto Militar de Engenharia (IME); Elaine da Cunha, da Ufla; e Kamil Kuèa, da University of Defence, em Czech Republic. Intitulada “Development of new acetylcholinesterase reactivators: molecular modeling versus in vitro data”, o trabalho teve como objetivo desenvolver e aplicar metodologias teóricas para o planejamento de potenciais novos fármacos contra agentes de guerra biológica

De acordo com os pesquisadores, a preocupação com a defesa biológica não é um fenômeno recente. Desde a década de 1950, os Estados Unidos, a Rússia e as potências européias possuem programas de defesa biológica envolvidos em pesquisas com o objetivo de desenvolver tanto armas biológicas como, também, medidas defensivas contra ataques desse tipo. No Brasil, a pesquisa em defesa biológica ainda se encontra em seu estágio embrionário.

Já o trabalho apresentado em Pouso Alegre, “Entendendo a reatividade de uma série de aminas”, foi desenvolvido pelos estudantes de iniciação científica Régis Tadeu Santiago e Felipe de Almeida La Porta, com a co-orientação do prof. Matheus Puggina de Freitas. A pesquisa aplicou e descreveu o comportamento básico de aminas orgânicas utilizando um novo conceito de reatividade química (FERMO) difundido na literatura especializada e desenvolvido pelo grupo. As aminas têm grande importância para a química orgânica e servem como modelo para o entendimento do comportamento de aminoácidos e proteínas em solução.