Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Primeira tese defendida em Ciência e Tecnologia da Madeira

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 06 Novembro 2009 09:16 | Última Atualização: Sexta, 06 Novembro 2009 09:16



Juliano Tavares / Ascom Ufla

Na última sexta-feira (30/10), o doutorando Ricardo Pedreschi defendeu a primeira tese do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia da Madeira da Ufla. Orientado pelo prof. Lourival Marin Mendes, do Departamento de Ciências Florestais, o trabalho intitulado “Aproveitamento do bagaço de cana da indústria sucroalcooleira na produção de painéis aglomerados” teve como coorientador o prof. Fabio Akira Mori, do DCF.

 

Ainda fizeram parte da banca os profs. Paulo Fernando Trugilho, do DCF, Francisco Carlos Gomes, do Departamento de Engenharia e profa. Ana Márcia Macedo Ladeira Carvalho, da UFV. O Pró-Reitor de Pós-Graduação, prof. Mozar José de Brito também esteve presente na defesa.

 

Painéis de bagaço de cana 

 

O ineditismo da pesquisa envolveu a utilização de bagaço de cana-de-açúcar na produção de painéis aglomerados com novas tecnologias, muito utilizados na área de construção civil e na indústria moveleira. No entanto, normalmente esses painéis são produzidos a base de madeiras como eucalipto e pinho.

 

Com o novo material proposto, ao invés de fazer uso de madeira originada de reflorestamento ou florestamento, as indústrias de painéis poderiam aproveitar (um) resíduos da indústria sucroalcooleira.

 

A pesquisa

 

Por meio do experimento, Ricardo avaliou o efeito da constituição dos painéis em camadas, os tipos e teores de adesivos, suas associações e comparou com painéis produzidos em escala industrial com painéis de bagaço de cana da China e com painéis comerciais de eucalipto no Brasil.

 

Segundo o pesquisador, “a partir dos resultados obtidos, pode-se concluir que os painéis homogêneos (sem diferenciação de camadas) mostraram a mesma qualidade ou foram até mesmo superiores aos painéis produzidos em camadas (miolo e faces)”.

No que diz respeito às propriedades elasticidade, ruptura e absorção de água, não observou-se diferença entre os adesivos MUF (Melamina Uréia-formaldeido) e UF (Uréia-formaldeido). Além disso, os painéis homogêneos e com o adesivo MUF apresentaram resultados melhores, sendo que estes tratamentos atenderam a todos os valores exigidos pelas normas, com exceção do módulo de elasticidade.

 

O autor da tese explica, ainda, que quando se comparou os materiais utilizados, “o melhor tratamento obtido para os painéis de bagaço de cana produzidos em laboratório e os painéis produzidos em escala industrial da China se mostraram estatisticamente iguais aos produzidos industrialmente com madeira de eucalipto no Brasil em todas as propriedades analisadas”.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.