Produtores do Sul de Minas vencem VI concurso de cafés

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 06 Novembro 2009 12:07 | Última Atualização: Sexta, 06 Novembro 2009 12:07

Juliano Tavares / Ascom Ufla

Momentos emocionantes marcaram o anúncio dos vencedores do VI Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais e do Festival Sul Mineiro “Delícias do café”, evento realizado pelo Governo do Estado de Minas Gerais, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pela Emater-MG e pela Ufla.

Cerca de 960 produtores rurais divididos em quatro regiões (Sul de Minas, Cerrado, Chapada e Matas de Minas) participaram desta edição do concurso que teve como parceiros o Instituto Mineiro de Agropecuária, Sindicafé-MG, Centro de Excelência do Café, Pólo de Excelência do Café, Epamig e do Instituto Federal do Sul de Minas-Campus Machado.

Pronunciamentos

O presidente da Emater-MG, José Silva Soares, agradeceu aos 700 colegas, espalhados por 805 municípios do Estado, pela força que a empresa representa hoje em Minas, ressaltando que o órgão tem trabalhado para colocar Minas no “mapa” mundial do café.

O reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, disse que nem era necessário falar da história da Ufla para um público que já possui uma relação tão próxima com a instituição. Ele lembrou que, embora a universidade esteja mais plural no que diz respeito à oferta de cursos, a Ufla sempre se dedicará fortemente em apoiar a cafeicultura e as ciências agrárias.

O prof. Nazareno também parabenizou especialmente os 960 produtores rurais que fizeram parte desta edição do concurso.

Já o secretário da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de MG, Gilman Rodrigues Viana, afirmou que a Secretaria apóia o concurso, pois acredita que o mesmo funciona como uma espécie de provocação aos produtores, estimulando-os a realizar melhorias em sua produção e, diante de um mercado cada vez mais exigente e competitivo, é necessário que se tenha a ambição de melhorar o café.

Ele também parabenizou os organizadores do evento pelo prestígio, ressaltando que “não é fácil conseguir patrocínios neste porte”.

Compuseram a mesa, ainda, o deputado Federal Silas Brasileiro, o deputado Estadual Antônio Carlos Arantes, o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município de Lavras e o presidente do SINDCAFÉ e da ABIC, Almir da Silva Filho.

Produtores premiados

O concurso premiou, ainda, os cinco finalistas nas categorias “Cafés Naturais” e “Cafés Cereja Descascado”, dois finalistas “Destaque em Sustentabilidade”, além dos três primeiros lugares em “Bebidas com sabor de café” e “Doces com sabor de café”. Todos os vencedores receberam prêmios patrocinados por empresas parceiras.

Confira os vencedores:

Cafés Naturais

1º Carlos Roberto Medeiros, de Monte Santo de Minas

2º Francisco Otávio Lotufo, de Poços de Caldas

3º José Roberto Canato, Carmo de Minas

4º Marcos Aurélio Vieira Rios, de Albertina

5º José Fernando Miarelli, de Campos Gerais

Cafés Cereja Descascado

1º Luiz Carlos Garcia, de Machado

2º Ralph de Castro Junqueira, de Carmo de Minas

3º Marcelo Carvalho Ferraz, de Dom Viçoso

4º Edinilson Alves Dutra, São João do Manhuaçu

5º José Roberto Canato, de Carmo de Minas

Cafeicultores “Destaque em Sustentabilidade”

Categoria “Cafés Naturais”

Roberto Canato, d Carmo de Minas.

Categoria “Cafés cereja descascado”

Ralph de Castro Junqueira, de Carmo de Minas

Bebidas com sabor de café

1ª De Divisa Nova, Dirce Helena de Melo