Simpósio debate produção de cana de açúcar no sul de Minas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 10 Novembro 2009 10:02 | Última Atualização: Terça, 10 Novembro 2009 10:02
Com o objetivo de discutir a cultura da cana-de-açúcar na região e incentivar as pesquisas desse produto, o Núcleo de Estudos em Cana-de-Açúcar (Necana) realiza, nesta quarta e quinta-feira, dias 11 e 12 de novembro, a terceira edição do Sincana - Simpósio Sul Mineiro de Cana-de-Açúcar. Estudantes de graduação e pós-graduação, pesquisadores e produtores vão participar de palestras com profissionais e estudiosos que desenvolvem pesquisas sobre o produto e suas tecnologias de manejo agrícola e industrial. O evento acontece no Salão de Convenções da Ufla, a partir das 08h.

De acordo com p vice-presidente do Necana, Gabriel Cavalcante de Paiva, a iniciativa de promover o Sincana vai ao encontro das necessidades da região de desenvolver a cultura da cana-de-açúcar, oferecendo suporte especializado aos produtores que desejam investir nesse produto. “Nossa meta é repetir o sucesso das edições anteriores, trazendo novamente os atores de maior destaque do setor. Vamos discutir temas atuais de interesse geral e reunir os mais conceituados palestrantes da área”.

O Necana foi fundado em maio de 2007, pela iniciativa de professores e alunos envolvidos com a cultura do produto na Ufla. O Núcleo foi criado com o objetivo de se discutir e estudar a cana-de-açúcar, um dos principais produtos agrícolas do Brasil. Sua importância pode ser atribuída à sua múltipla utilização, podendo ser empregada in natura, sob a forma de forragem, para alimentação animal, ou como matéria prima para a fabricação de rapadura, melado, aguardente, açúcar e álcool.

Os integrantes do Necana, além de desenvolver pesquisas sobre a cana-de-açúcar, incentivam a produção deste produto no sul de Minas Gerais que não apresenta um perfil tradicional de produção para fins industriais. O grupo promove regularmente simpósios, cursos, palestras, visitas técnicas e, semanalmente, por meio de seminários, os membros se reúnem e atualizam seus conhecimentos para aproximar as pesquisas da realidade do setor canavieiro.

Clique aqui e confira a programação do evento.