Pesquisadores discutem tendências no melhoramento de plantas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 12 Novembro 2009 09:59 | Última Atualização: Quinta, 12 Novembro 2009 09:59

As contribuições no melhoramento genético no agronegócio e os avanços obtidos com esse processo têm permitido grandes contribuições para o aumento na produção de alimentos e biocombustíveis. Muitos estudiosos e pesquisadores têm se dedicado a trabalhos que garantem um futuro cada vez mais promissor no desenvolvimento do setor agrícola no Brasil. Debates dessa natureza estão sendo realizados durante o XIII Simpósio de Atualização em Genética e Melhoramento de Plantas, promovido pelo Núcleo de Estudos em Genética (GEN) da Ufla. As atividades foram abertas oficialmente na manhã desta quinta-feira, dia 12, no anfiteatro Magno Antônio Patto Ramalho, no Departamento de Biologia.

O simpósio tem como objetivo promover a atualização das técnicas moleculares e citogenéticas que vêm sendo aplicadas no melhoramento de plantas e discutir as tendências e os desafios a serem enfrentados nessa área para o desenvolvimento social e a produção de biodiesel de qualidade a partir de diferentes fontes.

Presente na solenidade de abertura, o reitor da Ufla, professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes, destacou a importância dos grupos de estudo na Universidade e o pioneirismo do GEN. Seguindo ele, o empenho e a dedicação de professores e estudantes nas pesquisas sobre o setor agrícola contribuem para o desenvolvimento do país. “Já é tradição na nossa Universidade a formação de núcleos de estudos que se dedicam em aprofundar os conhecimentos em diversas áreas. Essa realidade tem feito a diferença na formação dos profissionais da Ufla que oferecem um perfil diferenciado e qualificado para o mercado”.

O coordenador do programa de Pós-Graduação em Genética e Melhoramento de Plantas, professor João Cândido de Souza, disse que a boa formação de melhoristas e geneticistas brasileiros é garantia do fortalecimento do agronegócio no país: “O programa de pós-graduação, desde que foi implantado em 1986, já formou inúmeros profissionais que hoje se dedicam as mais diversas atividades, contribuindo para o desenvolvimento do país. Hoje contamos com 30 mestrandos, 28 doutorandos e sete pós-doutorandos. Além dos trabalhos de pesquisa e de toda a estrutura que o curso oferece, eventos como este simpósio fazem a diferença na formação destes pesquisadores, promovendo a atualização de temas relativos ao melhoramento de plantas e estimulando o intercâmbio com outras instituições nacionais e internacionais”.