Encontro define rumos e perspectivas da fruticultura brasileira

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 12 Novembro 2009 10:14 | Última Atualização: Quinta, 12 Novembro 2009 10:14

O IV Encontro Técnico de Fruticultura teve início na manhã desta quinta-feira, dia 12, reunindo, no anfiteatro de Sementes da Ufla, professores e estudantes de graduação e pós-graduação, produtores e pesquisadores da área. O evento, organizado pelo Núcleo de Estudos em Fruticultura (Nefrut) proporciona aos participantes um amplo debate sobre as perspectivas do cultivo de frutíferas, as dificuldades do setor e as oportunidades de melhoria de renda e qualidade de vida do produtor.

De acordo com balanço divulgado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, o Brasil é o terceiro maior produtor de frutas no mundo, com cerca de 43 milhões de toneladas por ano, o que corresponde a 6% do que é colhido no mundo. São números favorecidos pela vasta área de plantação, o clima favorável e a qualidade do solo. Mesmo diante de indicadores significativos, o setor de frutíferos ainda tem muito que se desenvolver. É o que conclui o professor Nilton Nagib Jorge Chalfun, um dos responsáveis pelas atividades desenvolvidas pelo Nefrut. “Temos pela frente uma nova fonte de exploração de estudos que permite agregar valor aos produtos do setor, tornando-os cada vez mais competitivo no mercado externo. Novos desafios estão por vir e vamos superá-los para que o Brasil possa se desenvolver cada vez mais”.

Durante a solenidade de abertura do IV Encontro Temático de Fruticultura, o vice-reitor da Ufla, prof. Elias Tadeu Fialho, reconheceu os avanços significativos nas pesquisas desenvolvidas sobre este setor na Universidade, que contribuem para o fortalecimento da cultura frutífera e difusão de tecnologia. Em seu discurso, ele ressaltou o destacado papel da fruticultura no agronegócio brasileiro. “A produção de frutas no Brasil é um dos mais importantes geradores de emprego e renda. Cerca de 27% de toda mão de obra agrícola é proveniente dessa cultura, o que representa hoje cerca de 6,5 milhões de empregos diretos. São mais de 2,5 milhões de hectares de plantações e uma produção anual de 43 milhões de toneladas de frutas, que abastece o mercado interno e a diversos países. São números já promissores, mas que também revelam um potencial que precisa ser explorado”.