Estudantes promovem palestras sobre Ecologia Evolutiva

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 19 Novembro 2009 10:01 | Última Atualização: Quinta, 19 Novembro 2009 10:01
Um ciclo de palestras, promovido anualmente por estudantes da disciplina Ecologia Evolutiva do programa de pós-graduação em Ecologia Aplicada da Ufla, vai promover o debate sobre as pesquisas mais recentes dessa área, abordando o papel da ecologia nos processos evolutivos da humanidade. Os interessados podem se inscrever, gratuitamente, na secretaria do programa, no Departamento de Biologia, das 08h às 11h e das 14h às 17h. O evento, que está em sua sétima edição, acontece de 23 a 26 de novembro, às 18h, no anfiteatro da Ecologia.

Os palestrantes são alunos de pós-graduação (mestrado e doutorado) que, através dos conhecimentos adquiridos durante a disciplina e vivência acadêmica, buscam passar, de maneira simples, os conceitos de ecologia evolutiva para outros alunos de pós, especialização e graduação, de diversas áreas como biologia, ciências florestais e ciências ambientais.

Confira a programação:

Segunda-feira – 23/11

18h - Forças evolutivas que influenciam na frequência alélica das populações

Palestrante: Joelma Ap. Rabelo Pádua

19h - Evolução dos sistemas reprodutivos em plantas

Palestrante: Maria Fernanda Maia Ferreira

20h - Evolução da polinização em Orchidaceae: de Darwin aos dias atuais

Palestrante: Cristiane Gouvêa Fajardo

Terça-feira – 24/11

18h - Fogo como herbívoro global: ecologia evolutiva de ecossistemas inflamáveis

Palestrante:Ana Carolina Maioli Campos Barbosa

19h - Adaptação das plantas nos ambientes altimontanos

Palestrante: Patrícia Vieira Pompeu

20h - As adaptações das plantas às condições do Cerrado

Palestrante: Ana Paula Pavanelli

Quarta-feira – 25/11

18h – Plasticidade fenotípica e evolução: ênfase em plantas aquáticas

Palestrante: Graziele Wolff

19h - Habitat templet

Palestrante: Gabriela Gomes Pires

20h - Teoria dos Refúgios e suas relações com a evolução das paisagens no Brasil

Palestrante: Antonio Carlos de Sousa Couto Jr.

Quinta-feira – 26-11

18h - Ecologia e evolução das traqueófitas: ênfase no sistema de condução