Finep prevê recursos para pesquisas de biodiesel na Ufla

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 17 Dezembro 2009 12:23 | Última Atualização: Quinta, 17 Dezembro 2009 12:23
Professores que desenvolvem pesquisas na área de combustíveis e novas tecnologias na Ufla estão na expectativa na aprovação de mais um projeto que vai impulsionar os estudos nessa área do conhecimento. A Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) do Ministério da Ciência e Tecnologia divulgou uma relação preliminar com os contemplados no edital Promopetro. A Federal de Lavras é a única instituição de Minas Gerais que está pré-selecionada. Se contemplada, a instituição receberá um investimento de cerca de R$1 milhão.

A Finep selecionou 20 projetos de pesquisa, de 15 instituições, com o objetivo de promover a divulgação das atividades tecnológicas geradas nas instituições de ensino superior, relacionados aos setores de petróleo, gás, biocombustíveis e petroquímico, junto às instituições de ensino médio.

Se aprovado, o projeto da Ufla intitulado “Biodiesel: fator de interação e cooperação acadêmica dos ensinos superior e médio em Minas Gerais” será desenvolvido em parceria com a Fundação Educacional Montes Claros – FEMC. O trabalho foi elaborado envolvendo profissionais de diferentes departamentos da Universidade, com o objetivo de desenvolver ações de interação e transferência de conhecimento nas áreas tecnológicas do Biodiesel.

A implantação do projeto está programada para 2010 e pretende fortalecer as competências tecnológicas do biodiesel, com importantes impactos tecnológicos, científicos, ambientais e sociais. De acordo com o coordenador do projeto, professor Pedro Castro Neto, além da integração com outras instituições de ensino e o desenvolvimento de novas pesquisas, essas atividades vão possibilitar a melhoria no Laboratório de Biodiesel da Ufla, com a aquisição de equipamentos para o aproveitamento de resíduos de plantas oleagionosas. “Vamos intensificar a produção de alimentos de qualidade e energia e teremos estrutura para avaliar a qualidade dos gases emitidos por veículos automotores. Vamos contar, também, com um sistema moderno, de aquisição e avaliação de dados ambientais”.