Cursos da Ufla foram bem conceituados em avaliações do MEC

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 28 Janeiro 2010 16:52 | Última Atualização: Quinta, 28 Janeiro 2010 16:52

Vários cursos de graduação da Ufla passaram pela avaliação do Inep, autarquia vinculada ao MEC, nos últimos anos. Em 2008, foram avaliados os cursos de Engenharia Agrícola, Engenharia de Alimentos, Engenharia Florestal, Ciência da Computação, Ciências Biológicas e Química. Em 2007, passaram pelo crivo do MEC os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia.

Foram apresentados, para cada um deles, o Conceito Enade, o Conceito IDD e o Conceito Preliminar de Curso (CPC). O Conceito Enade reflete a média obtida pelos estudantes concluintes dos cursos avaliados. O CPC tem como base o desempenho dos estudantes no Enade e o IDD (Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado), que aponta o quanto o curso agrega de conhecimento ao aluno, além de variáveis como corpo docente, infraestrutura e organização didático-pedagógica.

Veja abaixo como ficou a pontuação dos cursos da Ufla avaliados:

Engenharia Agrícola

Tomando por base os números do CPC, os resultados relacionados à Ufla foram os seguintes. O curso de Engenharia Agrícola ficou classificado em 1º lugar entre seus pares em todo o Brasil, com 467 em valores contínuos (pontuação de 0 a 500), nota 5 numa escala que vai de 1 a 5 e conceito 5 também no Enade.

De acordo com o prof. Francisco Carlos Gomes, coordenador do curso de Engenharia Agrícola, a boa posição reflete o “comprometimento do corpo docente e dos técnicos do curso e a participação efetiva dos estudantes em projetos de pesquisa e extensão, o que permite que o aluno aplique seus conhecimentos aprendidos em sala de aula no cotidiano, refletindo em soluções para a sociedade”.

Engenharia de Alimentos

Já o curso de Engenharia de Alimentos obteve 357 pontos em valores contínuos e nota 4 tanto com relação ao CPC como no Enade. Segundo a coordenadora do curso, profa. Ana Carla Marques Pinheiro, o bacharelado em Engenharia de Alimentos foi implantado na Ufla em 2003, sendo que esta foi a primeira vez que o mesmo passou pela avaliação do Enade. “Estamos muito satisfeitos com o conceito 4 por se tratar de um curso relativamente novo na instituição, mas temos como meta continuar trabalhando para atingirmos o conceito máximo nos próximos exames, lembrando que apenas 11 cursos de Engenharia de Alimentos atingiram os conceitos 4 e 5 no país”.

Engenharia Florestal

A Engenharia Florestal ganhou o 2º lugar do ranking, tendo conquistado o 1ª no pódio em Minas. A nota CPC foi 4, os valores contínuos atingiram 392 pontos e o conceito Enade foi 5. A coordenadora do curso, profa. Soraya Alvarenga Botelho, afirmou que “a boa notícia vem ratificar que a Engenharia Florestal da Ufla está entre as melhores do Brasil, afinal, o curso sempre está indo muito bem nas avaliações pelas quais vem passando”.

Ciência da Computação

O curso de Ciência da Computação ficou com 373 pontos em valores contínuos. Quanto aos conceitos obtidos, tanto o do CPC como o do Enade foram 4. O prof. Braulio Adriano de Melo, coordenador do curso, destacou que “o currículo da Ciência da Computação da Ufla possui uma grande afinidade com o currículo de referência da SBC – Sociedade Brasileira de Computação”.

Ciências Biológicas

Conforme os números do CPC, o curso de bacharelado em Ciências Biológicas ficou em 2º lugar no Brasil, dentre 525 na mesma modalidade. A nota em valores contínuos atingiu 433 pontos e conceito 5 tanto no CPC quanto Enade. O coordenador do curso, prof. Marcelo Passamani, comemorou a boa posição e ressaltou que o curso de Biologia da Ufla também possui a melhor média geral dos concluintes na avaliação do Enade: 65,95 pontos.

Química

O curso de licenciatura em Química recebeu conceitos 4 no CPC e no Enade, obtendo ainda 348 pontos em valores contínuos. “Ficamos satisfeitos com essa avaliação, mas não nos surpreendeu, porque já tínhamos indicadores da qualidade do curso. Entre estes podemos citar a grande quantidade de estudantes nossos que entram em mestrados e doutorados, além da boa entrada dos alunos em postos no mercado de trabalho”, comenta o prof. Matheus Puggina de Freitas, coordenador do curso de licenciatura em Química da Ufla.

Avaliação em 2007

Em 2007, foram avaliados os cursos de Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia. Medicina Veterinária obteve a pontuação 5 em todas as categorias da avaliação, estando entre as duas únicas instituições do país que obtiveram conceito máximo e os cursos de Agronomia e de Zootecnia ficaram com 5 no quesito Conceito Enade e com 4 no Conceito Preliminar do Curso (CPC).

Com isso, o curso de Medicina Veterinária ficou em 1º lugar na classificação geral em todo o país e o de Zootecnia conquistou o 2º lugar no ranking.

De acordo com o Pró-Reitor de Graduação, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, “esse desempenho notável de todos os cursos da instituição, ao mesmo tempo em que nos deixa felizes e orgulhosos, nos imputa uma responsabilidade enorme para mantermos o padrão de qualidade e melhorá-lo cada vez mais”.