Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Professores do DAE aprovam projetos de extensão no CNPq

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 02 Fevereiro 2010 12:38 | Última Atualização: Terça, 02 Fevereiro 2010 12:38







Dois professores da Ufla, do Departamento de Administração e Economia (DAE) tiveram seus projetos aprovados no edital de Bolsa de Produtividade em Desenvolvimento Tecnológico e Extensão Inovadora , do CNPq, na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. Francisval de Melo Carvalho e Maria de Lourdes Souza Oliveira vão desenvolver, respectivamente, os trabalhos “Análise econômica da agricultura de precisão em lavoura cafeeira” e “Extensão Universitária: diálogos desafiadores entre universidade e sociedade”.

Este edital é voltado para os pesquisadores que fazem da pesquisa tecnológica e da transferência de seus produtos ou processos para o setor produtivo (público ou privado) o principal objetivo de seu trabalho. Tem como finalidade distinguir o pesquisador doutor, valorizando sua produção em desenvolvimento tecnológico e inovação, desde que seja titulado há pelo menos três anos, tenha um bom e crescente histórico de formação de recursos humanos, produção e transferência de tecnologia, e um projeto de pesquisa claramente inovador.

Atendendo a um antigo anseio da comunidade de pesquisadores nacional, a primeira ação neste sentido aconteceu no ano de 2006, quando foi possível fomentar cerca de 210 bolsas. Diante do crescente desempenho científico do país, para o qual a bolsa de produtividade científica (PQ) tem uma contribuição notória, foi lançado um segundo edital para incentivo tecnológico, mais expandido, aberto a todas as áreas do conhecimento.

O julgamento ocorreu no mês de dezembro, quando foram avaliadas mais de 1.100 propostas. A área de Ciências Exatas e da Terra aprovou o maior número de projetos, representando 64% do total, seguida pela Ciência da Vida (28%) e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas (8%).

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção