Pós promove curso sobre técnica relativa à biologia molecular

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 24 Fevereiro 2010 11:28 | Última Atualização: Quarta, 24 Fevereiro 2010 11:28

O Programa de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola promove, a partir do dia 1º de março, o curso “Conhecimentos práticos e teóricos sobre a técnica PCR-DGGE e sua utilização na análise comparativa da diversidade microbiana presentes em amostras ambientais”.

O curso tem por objetivo repassar conhecimentos básicos relacionados à técnica DGGE e sua aplicação em comunidades microbianas presentes em amostras ambientais. O curso também envolve a prática de laboratório, incluindo o manuseio adequado do sistema DCode – Universal Mutation Detection System.

Coordenado pela profa. Rosane Freitas Schwan, do Departamento de Biologia e ministrado pelos estudantes Cintia Lacerda Ramos, Euziclei Gonzaga de Almeida e Gilberto Vinicius Pereira, o curso é gratuito e os concluintes receberão certificados.

Data: de 01 a 04 de março

Locais: Anfiteatro de Biologia e Laboratório de Fisiologia e Genética de Microrganismos (DBI)

Inscrições: Secretaria de Pós-Graduação em Microbiologia Agrícola

Outras informações: 3829-1349/ 1613

Confira a programação abaixo.

01/03/2010 (Segunda-feira: início 14:00 e término às 18:00).

Noções de biodiversidade

Breve histórico sobre técnicas moleculares

Importância do RNA ribossômico (rRNA)

Técnica da Reação em Cadeia da Polimerase (PCR): definição, importância e limitações

Aplicação da técnica de PCR

Técnica de DGGE: definição, importância e limitações

02/03/2010 (Terça-feira: início 08:00 e término às 11:00).

Aplicação da técnica de DGGE

Cuidados no laboratório e manipulação do sistema "DCodeTM - Universal Mutation Detection System" (Bio-Rad)

Programas estatísticos aplicados na análise de DGGE.

02/03/2010 ‘prática’ (Terça-feira: início 14:00 e término às 18:00).

Apresentação da estrutura laboratorial

Extração de ácido nucléico de amostras de cacau

Reação em Cadeia da Polimerase (PCR)

Análise de ácidos nucléicos através de eletroforese em gel de ágar

03/03/2010 ‘prática’ (Quarta-feira: início 08:00 e término às 18:00).

Análise de ácidos nucléicos em gel de policriamida – PCR-DGGE

04/03/2010 ‘prática’ (Quinta-feria: início 14:00 e término às 18:00).

Visualização da diversidade microbiana pelo DGGE

Discussão dos resultados

Encerramento e entrega de certificados