Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Plantio de 50 mil mudas de espécies nativas no campus
Logística
A Ufla conta como apoio da Professora Soraya Alvarenga Botelho e da equipe do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) do Departamento de Ciências Florestais (DCF), na elaboração, coordenação e execução desse projeto. Segundo o professor Scolforo, “cinco bolsas-atividade serão disponibilizadas para a inserção de estudantes no projeto, que também será uma fonte de informação para pesquisa na medida em que o monitoramento do plantio seja efetuado por esses bolsistas”, completa.
Cronograma
Já estão sendo plantadas em espaços estudados e planejados (veja mapa aqui) várias dessas espécies nativas da região. Na última recepção dos calouros da Ufla, foram plantadas várias espécies, com a intensa participação dos novos estudantes, totalizando um montante de 16 mil mudas. De acordo com a professora Soraya, em novembro deste ano, mais 20 mil serão enraizadas no campus, desta vez com a participação de docentes e técnicos administrativos que queiram participar, além dos estudantes. Em 2011 serão mais 15 mil, completando um total de 51 mil mudas que irão transformar o visual do campus nos próximos anos.
As espécies plantadas foram todas devidamente selecionadas de acordo com a flora nativa da região, catalogadas em 51 espécies diferentes, com uma atenção especial para as espécies frutíferas, selecionadas propositalmente para atrair a fauna.
O Plano Ambiental
O Plano Ambiental e de Infraestrutura da Ufla foi planejado com base em vários problemas de infraestrutura que a universidade enfrenta, devido ao crescimento acelerado experimentado por ela. As ações que fazem parte desse plano são de extrema importância para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e da própria convivência na universidade. São elas: melhorias no sistema de rede elétrica e de saneamento básico; instalação de estação de tratamento de esgoto; abastecimento de água; gerenciamento de resíduos sólidos e de laboratórios; novas vias de acesso ao campus; novos estacionamentos e problemas de educação no trânsito; novos espaços de convivência; preservação de nascentes e matas ciliares; construções ecologicamente corretas; acessibilidade, entre outras.
Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.