Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Plantio de 50 mil mudas de espécies nativas no campus

Publicado: Terça, 17 Dezembro 2013 11:55 | Última Atualização: Terça, 09 Março 2010 07:13
Mais de 50 mil mudas de espécies arbóreas nativas serão plantadas no campus da Universidade Federal de Lavras até o final de 2011. A iniciativa faz parte do Plano Ambiental e de Infraestrutura da instituição, criado para dotá-la de recursos necessários para sustentar seu crescimento nos próximos anos. As mudas estão sendo fornecidas pela Cemig, instituição parceira para este projeto. De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, Professor José Roberto Soares Scolforo, o plantio das mudas é um dos pontos mais importantes do Plano Ambiental. O objetivo do plantio é proteger as nascentes e as áreas de preservação permanentes existentes no espaço físico da instituição. “Este não é um mero plantio de árvores. Já identificamos 15 nascentes dentro do espaço do campus e precisamos preservá-las. Algumas dessas nascentes são as responsáveis por abastecer toda a demanda de água da Ufla e isso gera uma economia significante no nosso orçamento de custeio, pois podemos aproveitar o recurso que pagaríamos pelo consumo de água para investimento em outras áreas prioritárias da universidade”, explica o professor. Além de contribuir com a responsabilidade sócio-ambiental, a Ufla pretende, com esta ação, demonstrar para a sociedade o compromisso de praticar o que ensina em sala de aula nos diferentes cursos de graduação e pós-graduação.
Logística
A Ufla conta como apoio da Professora Soraya Alvarenga Botelho e da equipe do Laboratório de Estudos e Projetos em Manejo Florestal (Lemaf) do Departamento de Ciências Florestais (DCF), na elaboração, coordenação e execução desse projeto. Segundo o professor Scolforo, “cinco bolsas-atividade serão disponibilizadas para a inserção de estudantes no projeto, que também será uma fonte de informação para pesquisa na medida em que o monitoramento do plantio seja efetuado por esses bolsistas”, completa.
Cronograma
Já estão sendo plantadas em espaços estudados e planejados (veja mapa aqui) várias dessas espécies nativas da região. Na última recepção dos calouros da Ufla, foram plantadas várias espécies, com a intensa participação dos novos estudantes, totalizando um montante de 16 mil mudas. De acordo com a professora Soraya, em novembro deste ano, mais 20 mil serão enraizadas no campus, desta vez com a participação de docentes e técnicos administrativos que queiram participar, além dos estudantes. Em 2011 serão mais 15 mil, completando um total de 51 mil mudas que irão transformar o visual do campus nos próximos anos. As espécies plantadas foram todas devidamente selecionadas de acordo com a flora nativa da região, catalogadas em 51 espécies diferentes, com uma atenção especial para as espécies frutíferas, selecionadas propositalmente para atrair a fauna.
O Plano Ambiental
O Plano Ambiental e de Infraestrutura da Ufla foi planejado com base em vários problemas de infraestrutura que a universidade enfrenta, devido ao crescimento acelerado experimentado por ela. As ações que fazem parte desse plano são de extrema importância para o desenvolvimento das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão e da própria convivência na universidade. São elas: melhorias no sistema de rede elétrica e de saneamento básico; instalação de estação de tratamento de esgoto; abastecimento de água; gerenciamento de resíduos sólidos e de laboratórios; novas vias de acesso ao campus; novos estacionamentos e problemas de educação no trânsito; novos espaços de convivência; preservação de nascentes e matas ciliares; construções ecologicamente corretas; acessibilidade, entre outras.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.