Professor recebe grau de Comendador da Ordem do Mérito Científico

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 11 Março 2010 08:07 | Última Atualização: Quinta, 11 Março 2010 08:07

Divulgação

Um reconhecimento que coloca a Universidade Federal de Lavras no topo das instituições de excelência no ensino, pesquisa e extensão. O professor José Oswaldo de Siqueira, que sempre contribuiu com seu trabalho para o crescimento da Ufla, recebeu, através de um decreto assinado pelo Presidente da República, Luís Inácio Lula da Silva, e pelo Ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Machado Rezende, uma das distinções mais honrosas no meio científico brasileiro: o grau de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico.

A indicação do professor José Oswaldo foi feita pela Academia Brasileira de Ciências, com sede no Rio de Janeiro, da qual é membro titular desde 2000. Seu perfil foi apreciado por um conselho técnico de alto nível, representado por cientistas seniores da Ordem Nacional do Mérito Cientifico, responsável por apreciar cada proposta de nome para admissão ou promoção na entidade. A honraria foi concedida em reconhecimento a sua contribuição para o desenvolvimento da Ciência e Tecnologia no país. A data da entrega da medalha será agendada posteriormente pela Presidência da República.

Descentralização da ciência

Siqueira é professor da Ufla desde 1977, lotado no Departamento de Ciência do Solo (DCS), e atua nas áreas de Agronomia, Microbiologia, Biotecnologia e Biossegurança Ambiental, Gestão em Pós-graduação, Ciência e Tecnologia e Propriedade Intelectual. Atualmente está cedido ao Ministério da Ciência e Tecnologia, onde exerce o cargo de diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) em Brasília. O professor disse que esta distinção representa um importante reconhecimento não só para ele enquanto pesquisador, mas, também, para a Ufla, para Lavras e região. Para ele, a competência científica não mais se restringe às capitais brasileiras ou centros tradicionais de pesquisa e tecnologia. Essa nova realidade facilita a disseminação da Ciência e contribui para o desenvolvimento do país.

O professor afirma, também, que a Ciência sempre fascinou o homem ao longo de sua história e tem contribuído muito para a evolução da humanidade. “Torná-la um bem de valor social, melhorando a vida das pessoas é nosso maior desafio como cientistas. Quando o reconhecimento extrapola os limites dos grandes centros, significa que estamos marchando em direção à universalização e democratização do conhecimento. Só este e sua apropriação correta pela sociedade poderá garantir nossa sobrevivência neste planeta que já mostra sintomas de superpopulação”.

Raízes

Segundo ele, a receptividade que teve ao ingressar na Universidade e o apoio que recebeu de diversos pesquisadores foram fundamentais para seu crescimento profissional. “A Ufla e a cidade de Lavras têm sido muito generosas comigo, pois me acolheram ainda muito jovem e permitiram que eu construísse, ao lado de minha família, uma vida rica, segura e feliz e um trabalho bem fundamentado e sólido que contribuíram para que eu pudesse galgar mais este patamar da minha vida profissional e acadêmica. Representar esta Universidade, Cidade e região no topo da Comunidade Científica Brasileira é motivo de grande satisfação e orgulho para mim”.

Trajetória

José Oswaldo de Siqueira é Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), atualmente Ufla, onde é professor titular e foi Pró-Reitor de Pesquisa e coordenador de programas de pós-graduação. É Mestre em Agricultura e Ph.D. em Ciência do Solo com especialidade em Microbiologia e Bioquímica, pela University of Florida-Gainesville, nos Estados Unidos. Fez pós-doutorado na Michigan State University-East Lansing (EUA), tendo atuado como professor adjunto nesta universidade. Sua formação e experiência acadêmica incluem, ainda, a atuação como cientista visitante na Rothamsted Experimental Station, na Inglaterra, e diversos treinamentos específicos no exterior, em biotecnologia agrícola, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, organismos geneticamente modificados e biossegurança ambiental.

Possui vasta experiência como consultor técnico-científico de empresas e planejamento/gestão em Ciência e Tecnologia e pós-graduação. Em 2007 foi cedido pela Ufla ao Ministério da Ciência e Tecnologia para ocupar o cargo de diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) em Brasília.

Sobre a Ordem

A Ordem Nacional do Mérito Científico é uma ordem honorífica concedida a personalidades brasileiras e estrangeiras como forma de reconhecimento das suas contribuições científicas e técnicas para o desenvolvimento da ciência no Brasil. Foi instituída em 16 de março de 1993 pelo decreto nº 772. A entrega das honrarias acontece, a princípio, no dia 13 de julho de cada ano, quando se comemora o nascimento de José Bonifácio de Andrada e Silva, Patriarca da Independência do Brasil e cientista universal do Iluminismo.