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Lançado o Plano de Capacitação de Servidores 2010

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 26 Março 2010 17:25 | Última Atualização: Sexta, 26 Março 2010 17:25







A Universidade Federal de Lavras (Ufla) lançou oficialmente nesta quinta-feira (25/03) o Plano de Capacitação dos Servidores Técnico-Administrativos para o ano de 2010. A solenidade contou com a participação de cerca de 200 servidores. Coordenada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Gestão (Proplag) por meio da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), a iniciativa visa resgatar a valorização do servidor, possibilitando o seu constante aperfeiçoamento profissional e pessoal, além de facilitar o desenvolvimento no plano de carreira do serviço público federal. O evento marcou também a entrega dos diplomas aos servidores que fizeram cursos oferecidos pela universidade no ano passado. 

Estiveram presentes no lançamento, o Reitor da Ufla, Prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, Prof. José Roberto Soares Scolforo, o Diretor de Recursos Humanos, Georges Francisco Villela Zouein, o Diretor do Sind-UFLA, Edílson William Lopes, o Coordenador da Cista, Tales de Oliveira Giarola e as servidoras do DGP, Rita de Cássia Carvalho Lopes e Shirley Michelle de Alcântara.

Com a palavra, o prof. Scolforo reforçou a preocupação da universidade no que diz respeito à valorização e a capacitação profissional dos técnicos administrativos: “queremos resgatar essa valorização dos servidores, contribuindo para que os mesmos estejam cada vez mais envolvidos com a universidade, pois, afinal, nós acreditamos que isso contribui diretamente com o desenvolvimento da instituição”. 

O plano foi elaborado com base em duas questões importantes: as necessidades da instituição, por estar em franco desenvolvimento e o interesse do servidor no que diz respeito à progressão funcional. “Isso se reverte diretamente na qualidade do trabalho desenvolvido junto à universidade”, ressaltou Scolforo. 

O prof. Nazareno parabenizou a equipe responsável pelo desenvolvimento do novo plano e teceu comentários acerca do histórico do quadro de servidores da Ufla, sempre bastante reduzido em relação ao de professores. 

Ele também ressaltou que o atual governo está mais sensível às melhorias salariais e à capacitação dos técnicos administrativos, além de ter aberto novas vagas na área. Com isso, a Ufla está conseguindo corrigir essa distorção histórica e manter o número de servidores mais condizente com a necessidade da instituição. “Sabemos que ainda não é o ideal, mas continuaremos buscando novas vagas junto ao governo federal”, disse o Reitor.

Sobre o Plano de Capacitação

O Plano de Capacitação dos Servidores 2010 foi desenvolvido com o objetivo de melhor capacitar os servidores e inseri-los como agentes e parceiros nos programas estruturantes e ambientais que estão sendo implantados na instituição, além de promover maior integração entre os servidores que atuam em ambientes diferentes e, sempre que possível, possibilitar-lhes o desenvolvimento em sua carreira. 

O plano possui três vertentes, sendo elas a capacitação, o incentivo à qualificação e a qualidade de vida. No que diz respeito à capacitação, a Ufla oferecerá 14 cursos divididos em três áreas de desenvolvimento: gestão, inter-relação entre ambientes e formação específica. A relação completa dos cursos pode ser conferida no site www.dgp.ufla.br/capacitacao

Com relação ao incentivo à qualificação, a universidade vai apoiar a participação dos servidores em programas de educação formal. Em nível de especialização, serão oferecidas bolsas nos cursos de pós-graduação Lato-sensu da Ufla. Além disso, de acordo com a DGP, está sendo elaborada uma proposta de Mestrado Profissional em Administração Pública para servidores, a qual será submetida a Capes nas próximas semanas. 

A iniciativa ainda promoverá ações relacionadas à qualidade de vida no trabalho. Em 2010, serão realizadas palestras para a promoção da saúde e mini-cursos com várias temáticas. Entre os cursos já programados para esse ano estão o de Relacionamento interpessoal, o de Comunicação como base do atendimento eficaz e o de Preparação para a Aposentadoria.  

Para mais informações sobre o plano acesse o site www.dgp.ufla.br/capacitacao.

 

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