Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Edital para pós-graduação em áreas estratégicas abre segunda chamada

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 06 Abril 2010 05:58 | Última Atualização: Terça, 06 Abril 2010 05:58







Já está aberto o prazo para a submissão de propostas à segunda chamada do Edital 70/2009. A iniciativa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) pretende consolidar o fortalecimento da pós-graduação brasileira em áreas estratégicas. Serão concedidas bolsas de mestrado e doutorado diretamente a orientadores dos programas de pós-graduação reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Ao todo serão investidos R$ 57,2 milhões vindos do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).


Para concorrer ao cronograma II, os pesquisadores poderão submeter propostas até o dia 17 de maio. As contratações estão previstas para ocorrer a partir de 20 de julho. As propostas devem ter o prazo de execução de dois anos para o mestrado e de quatro anos para o doutorado. Cada pesquisador poderá solicitar apenas uma bolsa – ou uma de mestrado ou uma de doutorado.


O edital receberá projetos dentro das seguintes áreas estratégicas:

- Ciências Exatas e da Terra: Matemática, áreas experimentais da Física, Química, Geociências e das Ciência de Materiais, Meteorologia e Mudanças Climáticas;

- Engenharias: Aeronáutica, Computação, Elétrica, Mecânica, Tecnologia da Informação, Microeletrônica, Energia Nuclear, entre outras;

- Agrárias: Agronomia, Engenharia Agrícola, Biotecnologia, Biodiversidade, Produção e Saúde Animal, Defesa Sanitária, entre outras;

- Ciências da Saúde: Fármacos e Medicamentos, Pesquisa Clínica, Terapias Inovadoras e Toxicologia;

- Interdisciplinares: Nanotecnologia, Mar e Antártica, Trauma e Violência, Segurança Pública e Defesa.

O proponente deve possuir titulo de doutor, vinculo com a instituição executora, ser orientador de Programa de Pós-Graduação credenciado na CAPES e ter experiência comprovada na formação de recursos humanos e na execução de projetos em pelo menos uma das áreas temáticas.


Para saber mais consulte o edital: http://www.cnpq.br/editais/ct/2009/070.htm .

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.