Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Conheça os novos procedimentos para Cadastro de Discentes

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 06 Abril 2010 06:03 | Última Atualização: Terça, 06 Abril 2010 06:03







Desde o mês de março, o Cadastro de Discentes, ferramenta da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) que compila os dados de todos os estudantes da pós-graduação stricto sensu brasileira, possui um novo atendimento.

O cadastro fica aberto o ano todo em fluxo contínuo. Sendo assim, é importante relembrar as modificações para o aperfeiçoamento do Cadastro de Discentes que a Capes implementou ao sistema, desde novembro de 2009, para atender à recomendação dos órgãos de controle, como a Controladoria Geral da União e o Tribunal de Contas da União.

Os pró-reitores e coordenadores de cursos de pós-graduação devem ficar atentos para a seguinte mudança: não será possível realizar alteração nos dados básicos, como CPF, nome e data de nascimento, dos discentes já cadastrados. Nestes casos os coordenadores de cursos deverão solicitar alterações diretamente a Capes. O CPF de alunos ainda não cadastrados será validado junto á base da Receita Federal, com a respectiva extração e preenchimento automático de campos básicos.


Para os bolsistas Capes oriundos do exterior, que não obtiverem a expedição do CPF pela Receita Federal durante sua permanência no Brasil, o cadastramento deverá ser solicitado junto aos técnicos da Coordenação Geral de Cooperação Internacional (CGCI/DRI) da Capes. O campo passaporte não estará mais disponível para preenchimento.

 

Dúvidas

Esclarecimentos sobre o Cadastro de Discentes podem ser obtidos pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelo telefone (61) 2022-6160. Dentro do próprio sistema também é possível tirar dúvidas, pois nele constam instruções de preenchimento e respostas às perguntas mais frequentes.

Criado em março de 2006, o Cadastro de Discentes armazena e mantêm atualizados todos os dados relativos à comunidade dos alunos de mestrado e doutorado, desde a matrícula até a titulação. Trata-se do instrumento formal de registro do envio das teses e dissertações para o Banco de Teses da Capes, disponibilizado no site Domínio Público, no portal do Ministério da Educação.

 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.