250 pessoas participam do 4º encontro regional de catálise

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 14 Mai 2010 09:32 | Última Atualização: Sexta, 14 Mai 2010 09:32
Cerca de 250 pessoas de instituições de pesquisa de vários estados estiveram presentes na abertura do 4º Encontro Regional de Catálise, realizada hoje, no Salão de Convenções.

Realizado pela Ufla e organizado pela Sociedade Brasileira de Catálise e Pela Pró-Química, o evento conta com o apoio da Fapemig, CNPQ, Petrobrás, Union Instrumentação analítica Científica, ACIL Weber, Evonik, Instrumentação Científica Ltda e Vetec Química Fina e Analítica.

Catálise e Meio ambiente

A Sociedade Brasileira de Catálise (SBCat), formalmente criada em 1997, consolidou a comunidade catalítica de nosso país. Desde então, foram criados Grupos Regionais de Catálise (GRCat), a fim de congregar acadêmicos e profissionais em âmbito mais restrito. A SBCat conta atualmente com quatro GRCats, sendo a Regional 3 (GRCat 3) aquela que reúne os alunos de graduação e de pós-graduação, pesquisadores e profissionais da catálise dos Estados do Paraná e de São Paulo, Sul de Minas Gerais e Triângulo Mineiro. Uma das funções dessas regionais é realizar, periodicamente, encontros para promover a ampla discussão sobre o estudo de tecnologias e processos catalíticos aplicados na indústria.

Os principais objetivos do evento são reunir representantes das empresas, institutos de pesquisa e universidades, direta ou indiretamente ligados à catálise, com o intuito de atualizar e ampliar o intercâmbio de conhecimentos e ideias, através da apresentação de trabalhos técnicos, discussões e conferências; fortalecer, nos professores, alunos e profissionais ligados ao setor empresarial, a preocupação ambiental e o interesse por pesquisas que visem ao desenvolvimento de tecnologias eficientes; e congregar renomados pesquisadores e empresários, com o objetivo de discutir as atuais possibilidades de desenvolvimento de trabalhos conjuntos, incentivando, assim, o retorno social dos investimentos governamentais em pesquisa.

Com o tema “A catálise e o desenvolvimento sustentável – A química verde”, esse encontro dará ênfase a temas importantes ligados à catálise para o desenvolvimento de tecnologias mais eficientes e menos agressivas ao meio ambiente.

Composição da mesa

A mesa que dirigiu os trabalhos foi composta pela pró-reitora de pesquisa, profa. Édila Vilela de Resende Von Pinho (representando o reitor prof. Antônio Nazareno Mendes), pelo chefe do Departamento de Química, prof. Nadiel Massahud, pelo vice-presidente da Sociedade Brasileira de Catálise, prof. José Maria Corrêa Bueno, pelo supervisor do grupo regional 3 da Sociedade Brasileira de Catálise, prof. Dalmo Mandelli, pelo presidente do Conselho Consultivo da Sociedade Brasileira de Catálise, Kenji Takemoto, pelo presidente da Comissão Organizadora do evento, prof. Mário César Guerreiro, pelo presidente da Comissão Científica do evento, prof. Luiz Carlos Alves de Oliveira, pela representante dos estudantes na organização do evento, acadêmica Paulize Honorato Ramos e pelo diretor-presidente da Pró-Química Jr, o estudante Paulo Henrique de Carvalho.