Prof. José Oswaldo Siqueira recebe medalha de Comendador do Presidente Lula

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 19 Mai 2010 13:41 | Última Atualização: Quarta, 19 Mai 2010 13:41
O professor José Oswaldo de Siqueira, do Departamento de Ciência do Solo (DCS) da Ufla, receberá do Presidente Luis Inácio Lula da Silva a medalha de Comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico. A solenidade acontece nesta quarta-feira, dia 26, às 18:30h, em Brasília, durante sessão solene de abertura da 4ª Conferência Nacional de Ciência e Tecnologia. Através de um decreto publicado no Diário Oficial da União no dia 04 de março de 2010, diversas personalidades nacionais e internacionais receberam honrarias graças a seus reconhecidos trabalhos de pesquisa e tecnologia realizados em 2008 e 2009.

José Oswaldo de Siqueira é Engenheiro agrônomo formado pela Escola Superior de Agricultura de Lavras (ESAL), atualmente Ufla, onde é professor titular e foi Pró-Reitor de Pesquisa e coordenador de programas de pós-graduação. É Mestre em Agricultura e Ph.D. em Ciência do Solo com especialidade em Microbiologia e Bioquímica, pela University of Florida-Gainesville, nos Estados Unidos. Fez pós-doutorado na Michigan State University-East Lansing (EUA), tendo atuado como professor adjunto nesta universidade. Sua formação e experiência acadêmica incluem, ainda, a atuação como cientista visitante na Rothamsted Experimental Station, na Inglaterra, e diversos treinamentos específicos no exterior, em biotecnologia agrícola, propriedade intelectual e transferência de tecnologia, organismos geneticamente modificados e biossegurança ambiental.

Possui vasta experiência como consultor técnico-científico de empresas e planejamento/gestão em Ciência e Tecnologia e pós-graduação. Em 2007 foi cedido pela Ufla ao Ministério da Ciência e Tecnologia para ocupar o cargo de diretor do Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico (CNPq) em Brasília.