Escola de Esportes revela futuros talentos do atletismo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 21 Mai 2010 12:59 | Última Atualização: Sexta, 21 Mai 2010 12:59

Para ser um campeão é preciso suar a camisa e ter muita disciplina e determinação. Objetivos traçados por jovens da Escola de Esportes da Ufla. Muitas atividades são desenvolvidas para explorar o potencial de cada um desses alunos. Uma delas foi o II Camping de Atletismo que trouxe a Lavras, no mês de janeiro, vários campeões brasileiros e sulamericanos. Eles enxergaram aqui grandes promessas para o atletismo brasileiro.

O Camping, realizado no Centro Esportivo da Universidade, fez com que mais de 120 crianças e adolescentes, de escolas públicas da cidade, intensificassem seus treinamentos. Eles tiveram a oportunidade de aperfeiçoar suas técnicas e compartilhar de experiências vivenciadas por quem entende do assunto, como o treinador da Seleção Brasileira de Atletismo, Neiton Moura e o campeão brasileiro de Salto em Altura, Wagner Príncipe. Participou, também, Anísio Silva, hexacampeão brasileiro e tetracampeão sulamericano de Atletismo. Ele se orgulha de ter quebrado o recorde brasileiro de salto triplo, quebrando a marca do saudoso atleta João do Pulo.

Ao observar o desempenho e a força de vontade desses alunos durante os treinamentos, os esportistas foram unânimes em constatar que Lavras possui grandes talentos para o esporte brasileiro. Comprovação que deixaram o coordenador do projeto, prof. Fernando de Oliveira e sua equipe do Departamento de Educação Física (DEF) da Ufla bastante animados. “Essa é a prova de que estamos no caminho certo, apostando nesses jovens e dando suporte para que eles desenvolvam suas técnicas”.

Bons resultados

Com pouco mais de um ano do início das atividades, Fernando comemora os resultados alcançados e destaca o empenho e a dedicação de centenas de jovens. “Só para se ter uma ideia, em 2009, quando firmamos uma parceria com a Prefeitura, formamos uma equipe escolar competitiva que conquistou o primeiro lugar no módulo I dos Jogos Escolares de Minas Gerais. Um fato inédito na história do esporte local”.

Com um treinamento mais intensivo iniciado em abril do ano passado, os títulos foram aparecendo. Os jovens participaram de uma etapa de provas do Circuito Paulista de Categorias de Base, na Praia Grande. Os resultados alcançados com essa iniciativa foram muito além da conquista de medalhas e méritos esportivos. “Nossos atletas tiveram contato com uma nova realidade no estado líder do atletismo nacional. Isso representou uma postura mais engajada nos treinos, as faltas diminuíram, as notas escolares aumentaram e começou nossa ascensão estadual, com uma grande união no grupo”, destaca Fernando.

Diante de resultados tão expressivos, 2010 será um ano de muito trabalho para que essa trajetória tenha cada vez mais sucesso. Dois novos projetos serão lançados: “Lavras Olímpica” e “Adote um atleta”, com o objetivo de ter, em um prazo de seis anos, lavrenses disputando vagas em equipes nacionais. “Vamos buscar investimentos e parcerias para aprimorar ainda mais nossos projetos”, finaliza o coordenador.