Conhecimentos de ponta em nutrição do gado leiteiro no I Formuleite

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 09 Junho 2010 06:45 | Última Atualização: Quarta, 09 Junho 2010 06:45

As pesquisas de ponta e a realidade do setor de nutrição de gado de leite no Brasil e outros países serão discutidas durante a realização do Formuleite. Em sua primeira edição, este simpósio propõe ser específico no tema formulação de dietas para vacas leiteiras e a prática da nutrição animal básica. A abertura oficial acontece nesta quinta-feira, dia 10, no Salão de convenções da Ufla, às 08h. A programação, composta de diversas palestras, está disponível no site www.formuleite.com.br. As atividades prosseguem até o dia 12 de junho. Ainda restam poucas vagas para inscrição. Os interessados devem ligar para o telefone (35) 9972-4927.

O Formuleite tem como objetivo discutir o conhecimento de ponta em nutrição e que provavelmente deve influenciar as novas versões dos modelos nutricionais e a prática da formulação computadorizada de dietas. Os palestrantes convidados são autoridades em tópicos da formulação, envolvendo as áreas de nutrição protéica, gordura (ácidos graxos de cadeia longa), micronutrientes e carboidratos fibrosos e não fibrosos. Participam, também, profissionais com experiência em manejo nutricional de rebanhos, na interação entre nutrição e reprodução, na estimativa de exigências nutricionais nos trópicos e no uso de ferramentas computadorizadas para formulação de dietas.

De acordo com o estudante de Zootecnia e diretor do evento, Gustavo Gonçalves de Souza Salvati, o simpósio será um espaço para promover a interação e troca de experiências entre profissionais da área. “O público alvo são pesquisadores em nutrição de gado leiteiro e técnicos que vão estabelecer um contato importante sobre os sistemas de nutrição animal. O evento deve acontecer a cada dois anos, com foco propõe ser na formulação de dietas para vacas leiteiras e a prática da nutrição animal básica” .

O evento é promovido e organizado pelo Grupo do Leite, composto por alunos de graduação da Ufla dos cursos de Medicina Veterinária, Zootecnia e Agronomia.  Colaboram, também, alunos de mestrado e doutorado na área de produção animal, com ênfase de estudos em nutrição de gado leiteiro, orientados pelo Prof. Marcos Neves Pereira.