Ufla lança sala de aula virtual sobre Copa do Mundo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 11 Junho 2010 08:59 | Última Atualização: Sexta, 11 Junho 2010 08:59

De quatro em quatro anos, o assunto mais discutido em praticamente todas as rodas de conversa é a Copa do Mundo. Neste período, o Brasil se transforma em uma nação com mais de 190 milhões de técnicos de futebol, que dão seus palpites sobre escalação dos jogadores, esquema tático de jogo, desempenho das seleções que participam da competição, etc. Mas essa realidade não fica restrita, apenas, a um bom bate papo entre os amantes do esporte. A internet se transformou em uma importante e poderosa ferramenta que possibilita interagir com pessoas de qualquer lugar do mundo. E é neste contexto que a Ufla está aperfeiçoando e oferecendo a seus estudantes um espaço virtual, onde é possível aprimorar o aprendizado, debater assuntos que interferem diretamente no cotidiano das pessoas e trocar informações.

Uma sala de aula virtual, onde os professores e estudantes de graduação poderão dar seus palpites sobre a Copa do Mundo e ainda ter acesso a curiosidades sobre o maior evento esportivo do planeta, da Seleção Brasileira e de outros países que participam da competição na África do Sul. Este espaço repleto de informações  está sendo oferecido pelo projeto Aprender, através dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA), uma ferramenta tecnológica da educação a distância que vem sendo utilizada nos cursos presenciais da Ufla com bastante êxito.

De acordo com gerente do projeto, César Raimundo Silva, a ideia de criar um espaço de discussão sobre a Copa do Mundo é uma forma de fazer com que a comunidade acadêmica se familiarize com o sistema e reconheça a importante contribuição que essa ferramenta de ensino pode trazer para o processo de ensino - aprendizagem. “Pegamos carona em um assunto que está amplamente difundido. Criamos uma sala de aula virtual, com os mesmos padrões dos espaços acadêmicos, para que os estudantes possam entender como funciona essa ferramenta e aderir ao sistema”.

Para fazer parte dessa sala de aula virtual, os estudantes devem entrar em contato pelo telefone (35) 3829-1035, das 08h às 11:45h e das 14h às 17:30h, ou através do e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., e informar o número de matrícula. Logo em seguida, será fornecida uma senha que possibilitará ao aluno ter acesso a este ambiente virtual.

Espaço de interação e troca de informação

César explica que o projeto Aprender teve início no segundo semestre de 2009. Vários professores foram convidados e capacitados, através de um treinamento oferecido pelo Centro de Apoio a Educação a Distância da Ufla (Cead). Ao aderir à plataforma, o docente cria a sala de aula virtual, correspondente a sua disciplina, oferecendo aos estudantes um espaço onde é possível ter acesso ao plano de curso, ementa da disciplina, materiais de apoio, fórum de discussão e programação das aulas, além de ser um espaço interativo que possibilita a troca de informações e bate papo. Os estudantes matriculados nas disciplinas são automaticamente cadastrados pelo sistema.

O projeto ganha força, também, graças à portaria publicada pelo Ministério da Educação, permitindo que até 20% da carga horária total da disciplina seja ministrada a distância. Até o fim do ano passado, o projeto já registrava a participação de mil alunos em 70 salas virtuais. Hoje já são cerca de 200 espaços, com três mil estudantes cadastrados.

Entenda o AVA

Os Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA´s) são salas de aula online que facilitam a aprendizagem a distância e são compostas por ferramentas que possibilitam a interação, autoaprendizagem, autodesenvolvimento, autonomia associadas com agilidade, flexibilidade e praticidade.

É um software educativo que permite o processo ensino-aprendizagem, através da mediação pedagógica entre alunos e professor ou um grupo de professores que se encontrem geograficamente dispersos. Esta plataforma vem sendo utilizada não só como ambiente de educação a distância, mas, também, como apoio a cursos presenciais, formação de grupos de estudo, treinamento e capacitação de professores.

Outras informações no site www.cead.ufla.br/aprender