Publicações científicas da Ufla recebem recursos da Fapemig

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 24 Junho 2010 05:26 | Última Atualização: Quinta, 24 Junho 2010 05:26

Seis revistas científicas editadas por professores da Ufla vão receber apoio financeiro da Fapemig. As publicações “Tropical Plant Pathology”, “Cerne”, “Ciência E Agrotecnologia”, “Revista Brasileira de Sementes (RBS)”, “Infocomp - Journal Of Computer Science” e “Organizações Rurais & Agroindustriais” terão aporte financeiro para ampliar a divulgação dos resultados das pesquisas realizadas no Estado de Minas Gerais. Das 70 propostas recebidas no edital de “Apoio à publicação de periódicos científicos institucionais 2010”, 43 foram aprovadas pela fundação, sendo distribuídos R$867 mil em recursos.

O Edital faz parte do Programa de Apoio a Publicações Científicas e Tecnológicas, lançado no final de 2005, e tem o objetivo de beneficiar projetos de editoração e publicação de periódicos científicos brasileiros, impressos ou eletrônicos, em todas as áreas do conhecimento. O objetivo maior é contribuir para a divulgação dos resultados de pesquisas científicas e tecnológicas.

Confira os detalhes das publicações editadas por professores da Ulfa.

Publicação: Tropical Plant Pathology

Coordenador:
Ludwig Heinrich Pfenning – Dep. Fitopatologia (DFP)

Descrição:
É um periódico internacional, bimestral, publicado pela Sociedade Brasileira de Fitopatologia. Tem como objetivo a publicação de resultados de pesquisa básica e aplicada sobre todos os aspectos dessa área do conhecimento. Trabalhos sobre prospecção ou avaliação de produtos naturais e sintéticos ou sobre elementos de resistência a patógenos podem ser aceitos como artigo somente se apresentarem informações inéditas sobre o modo de ação ou mecanismos de resistência.

Publicação: Revista Cerne

Coordenador:
Antônio Donizette de Oliveira – Dep. Ciências Florestais (DCF)

Descrição
: É um periódico de divulgação científica do Centro de Estudos em Recursos Naturais Renováveis, em parceria com o Departamento de Ciências Florestais (DCF) da Ufla. O periódico publica, trimestralmente, artigos originais de contribuição científica em ciência florestal e áreas afins, em português, inglês e espanhol. Tem como objetivo publicar e fazer circular junto às comunidades científicas florestal e ambiental, nacional e internacional, os resultados de pesquisa de alto nível e desta forma contribuir na promoção do desenvolvimento florestal brasileiro.

Publicação: Ciência E Agrotecnologia

Coordenador: Renato Paiva – Dep. Biologia (DBI)

Descrição:
A publicação destina-se à divulgação, em português e inglês, de trabalhos técnico-científicos originais, inéditos, resultantes de pesquisas ligadas às áreas de Ciências Agrárias, Ciência e Tecnologia de Alimentos, Administração de Agronegócios, Zootecnia e Medicina Veterinária e áreas afins. É considerada como um aglutinador dos mais expressivos pesquisadores nacionais e de parte da comunidade científica internacional como veículo de divulgação. A revista serve como fonte de consulta e de divulgação de resultados de pesquisa para professores de instituições de ensino superior, pesquisadores estudantes de cursos de graduação e pós-graduação, extensionistas e profissionais de diversas que atuam em órgãos públicos, empresas privadas e organizações não governamentais.

Publicação: Revista Brasileira de Sementes (RBS)

Coordenador:
Maria Laene Moreira de Carvalho – Dep. Agricultura (DAG)

Descrição:
É uma publicação oficial da Associação Brasileira de Tecnologistas de Sementes (ABRATES) e destina-se a divulgar trabalhos científicos originais sobre a Tecnologia de Sementes e áreas correlatas. A periodicidade da RBS é trimestral, podendo, no entanto, serem publicadas edições especiais.

Publicação: Infocomp - Journal Of Computer Science

Coordenador:
Luiz Henrique Andrade Correia – Dep. Ciência da Computação (DCC)

Descrição:
Cada edição trimestral do Infocomp possui 11 artigos inéditos e completos, publicados em inglês, resultantes de pesquisas científicas na área de Ciência da Computação, totalizando 44 trabalhos anuais de relevância nacional e internacional. O público alvo do Infocomp é de pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação e graduação que atuam nessa área das universidades do Brasil e do exterior.

Publicação: Revista Organizações Rurais & Agroindustriais

Coordenador:
Cristina Lelis Leal Calegário – Dep. Administração e Economia (DAE)

Descrição:
É um periódico quadrimestral editado pelo Departamento de Administração e Economia da Universidade Federal de Lavras, com o apoio da Editora UFLA. Enfatizando o conhecimento sobre a Administração de setores específicos, seu objetivo é publicar artigos científicos e ensaios elaborados pela comunidade acadêmica e interessados nas áreas de "gestão de cadeias agroindustriais", "gestão social, ambiente e desenvolvimento", "organizações/associativismo", "mudança e gestão estratégica", "economia, extensão e sociologia rural".