Projeto envolvendo sete países discute biodiversidade do solo

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 01 Julho 2010 08:25 | Última Atualização: Quinta, 01 Julho 2010 08:25

Realizou-se, hoje, a abertura da Conferência “Conservação e Manejo Sustentado da Biodiversidade do Solo”, evento organizado pelos Departamentos de Ciência do Solo, Biologia, Entomologia, Fitopatologia, Ciências Exatas e de Educação, todos da UFLA.

Coordenado pelo "Instituto de Biologia e Fertilidade dos Solos Tropicais” do Centro Internacional de Agricultura Tropical (CIAT), o projeto "Conservação e Manejo Sustentado da Biodiversidade do Solo" foi implementado pelo "Programa das Nações Unidas pelo Meio Ambiente (UNEP)" e é executado em sete países: Brasil, Costa do Marfim, Índia, Indonésia, Quênia, México e Uganda.

No Brasil, o projeto é denominado “BiosBrasil”, sendo coordenado pela UFLA e executado pelas seguintes instituições: INPA (Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia), UFAM (Universidade Federal do Amazonas), EMBRAPA-Solos, FURB (Universidade Regional de Blumenau), UnB (Universidade de Brasília), CENA (Centro de Energia Nuclear na Agricultura) e CEULM/ULBRA e pela própria UFLA.

O objetivo do projeto é promover a conscientização, conhecimento e compreensão da biodiversidade do solo, fatores importantes para a produção agrícola sustentável em paisagens tropicais. Além disso, o projeto explora a hipótese de que, através do manejo apropriado da Biota acima e abaixo do solo, a conservação da biodiversidade para benefícios nacionais e globais pode ser alcançada em mosaicos de uso da terra de diferentes intensidades de manejo.

Composição da mesa

A mesa que dirigiu os trabalhos durante a abertura do evento foi composta pelo reitor da Ufla em exercício, prof. José Roberto Soares Scolforo, o pró-reitor de Extensão e Cultura, prof. Magno Antônio Patto Ramalho, o prof. Wilson Magela Gonçalves, (representando a pró-reitora de Pesquisa, profª. Édila Vilela Von Pinho) o  chefe do Departamento de Ciência do Solo, prof. Marx Leandro Naves Silva e a coordenadora do evento, profª. Fátima Maria de Souza Moreira.