Motociata mobiliza motociclistas de Lavras e região

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 11 Agosto 2010 06:55 | Última Atualização: Quarta, 11 Agosto 2010 06:55

Um dos grandes problemas da atualidade diz respeito ao trânsito, tanto urbano como nas rodovias, em função do número crescente de acidentes que são cada vez mais devastadores, em termos de danos pessoais, ocasionando mortes ou, senão, seqüelas irreversíveis às vítimas.

Considerando a população aproximada de 93.000 habitantes em Lavras em 2009 (IBGE) e a frota de aproximadamente 36.000 veículos licenciados em 2009 (RENAVAN), no município, tem-se uma relação próxima de 2,5 pessoas por veículo. Assim, diante do constante crescimento populacional da cidade e do aumento da frota e do fluxo de veículos automotores, ciclomotores e outros tipos de veículos, além de pedestres, o número de acidentes envolvendo condutores e pedestres é crescente, trazendo graves danos à saúde humana com seqüelas irreversíveis e até casos de morte.

O projeto “Duas Rodas e Muitas Vidas” é uma realização da Universidade Federal de Lavras por meio da CODETES - Coordenadoria de Desenvolvimento Tecnológico e Social, que se reveste de importância pelas mudanças que pode provocar no trânsito da cidade. Seu principal objetivo é desenvolver ações educativas junto a condutores de veículos e pessoas da comunidade de Lavras, buscando reduzir o número de acidentes de trânsito e suas gravidades; e garantir maior segurança na circulação de veículos e pedestres pelas vias urbanas da cidade.

Entre as ações previstas no projeto inclui a realização de Motociatas, Bikeatas, Oficinas Educativas e Culturais, Concursos Literários, Cursos de Pilotagem e de Direção Defensiva, Gincanas escolares e Megafones no trânsito. Todas estas atividades contam com metodologias participativas na elaboração, execução e análise. A duração do projeto é por tempo indeterminado, sendo que a primeira etapa já se encontra em andamento e vai até julho de 2012.

Nesse período serão envidados todos os esforços necessários para o alcance dos objetivos propostos, pois a solução para o problema do trânsito passa pela conscientização e ação direta de toda a população. É importante destacar que também é necessário o apoio de empresários e de lideranças sociais e comunitárias, aliado ao apoio direto do poder público nas suas distintas competências.

Participe dessa idéia em prol da vida, pois trânsito seguro é trânsito sem acidente e isso só depende da gente: de mim, de você e de todos nós. “Duas Rodas e Muitas Vidas”!

No dia 22 de Agosto, às nove horas da manhã, haverá uma motociata com a concentração no campus histórico da Ufla, percorrendo as ruas do centro, finalizando na Praça Dr. Augusto Silva onde haverá shows musicais com artistas de lavras e região, palestras, depoimentos e muitas surpresas agradáveis.