UFLA é homenageada pela Academia da PMMG, em BH

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 13 Agosto 2010 15:01 | Última Atualização: Sexta, 13 Agosto 2010 15:01

A Universidade Federal de Lavras (UFLA) foi homenageada pela Academia da Polícia Militar de Minas Gerais (APM), em solenidade realizada na última quarta-feira, no Auditório Buritis da APM, em Belo Horizonte. A homenagem foi entregue ao reitor professor Antônio Nazareno Guimarães Mendes das mãos do comandante da APM, coronel Fábio Manhães Xavier. Acompanharam o reitor, a Chefe de Gabinete Fátima Elizabeth Silva, o Pró-reitor de Assuntos Estudantis e Comunitários, professor Élberis Pereira Botrel, o Pró-reitor de Extensão e Cultura, professor Magno Antônio Patto Ramalho, e o Auditor Interno, Sebastião de Assis Vilela.

Também estiveram presentes na solenidade o Chefe do Estado Maior da Polícia Militar, coronel Márcio Martins Sant'Ana, o Comandante da 6ª Região, coronel Wilson Gomes da Silva Jr., e o Comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Luis Rogério de Assis.

Os participantes assistiram a uma apresentação do coronel Fábio sobre a estrutura educacional da PM de Minas Gerais. Em seguida, ele falou sobre a relação entre a identidade organizacional da PM e a formação profissional: “a missão da PM de Minas é a mais ousada da América Latina, pois se baseia na proteção da dignidade humana e nossos planos pedagógicos estão centrados nesta missão”, afirmou.

O coronel Sant'Ana destacou os excelentes resultados obtidos pela UFLA na última avaliação do INEP/MEC e ressaltou sua importância para a comunidade lavrense e todo o Sul de Minas.

Já o Comandante da 6ª Região, coronel Wilson, afirmou que os resultados criminais de Lavras são altamente positivos, não somente pela ação da PM, mas principalmente da comunidade, e destacou a importante participação da UFLA na formação de multiplicadores da cidadania, através da parceria com a 6ª RPM, na realização do projeto CRIE Curumim.

O reitor da UFLA, professor Antônio Nazareno Mendes, destacou a importância da parceria estabelecida entre a UFLA e a PMMG, há mais de 12 anos, e enfatizou os projetos coordenados na região do 6º Comando. Segundo o reitor Nazareno “os integrantes da direção executiva da UFLA que visitaram a APM tiveram uma ótima impressão da estrutura disponível, organização e alto nível dos cursos ofertados. Assumimos o compromisso de ampliar a integração da Universidade com a Academia, à semelhança do que já ocorre com a Fundação João Pinheiro”, informou o reitor.

Outra possibilidade aventada pelo reitor Nazareno é o estabelecimento de parcerias com o envolvimento de outras Universidades públicas de Minas Gerais, em particular aquelas localizadas nas regiões Sul e Sudeste do Estado, cujo processo de constituição de um consórcio encontra-se em discussão: são elas as Universidades Federais de Lavras, Itajubá, Alfenas, São João del Rei, Ouro Preto, Juiz de Fora e Viçosa.