Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Na Ufla, autoridades da região discutem gestão de resíduos sólidos

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 25 Agosto 2010 05:21 | Última Atualização: Quarta, 25 Agosto 2010 05:21







Prefeitos e autoridades ligadas ao meio ambiente vão se reunir na Ufla, na próxima terça-feira, dia 31, para o I Fórum Sul Mineiro de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e Urbanos. O encontro tem como objetivo divulgar e sensibilizar as autoridades municipais na elaboração de sistemas adequados de tratamento de lixões. A iniciativa é uma das ações do convênio firmado entre a Universidade e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (Feam). A abertura oficial das atividades acontece a partir das 08h, no Salão de Convenções.


Durante o encontro serão apresentadas as ações da Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Lavras (Acamar) que têm contribuído para a gestão de resíduos no município. Serão discutidas, também, as perspectivas e realidades do meio ambiente no Sul de Minas, o planejamento municipal e legislação pertinente na elaboração de planos de gerenciamento de lixões e o tratamento de materias sólidos com valorização energética. As palestras serão proferidas por representantes da Ufla, Feam e Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR).

 

Cerca de 30 municípios da área de abrangência da Superintendência Regional de Meio Ambiente do Sul de Minas estão inseridos neste convênio. O acordo, com vigência até dezembro de 2011, determina que 60% da população urbana destas cidades sejam atendidas por um sistema adequado de tratamento e disposição final de resíduos sólidos. Além disso, os órgãos envolvidos neste programa pretendem reduzir em até 80% as áreas inadequadas dos lixões que causam poluição e proliferação de doenças.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.