UFLA indica medidas preventivas contra incêndios

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 01 Setembro 2010 06:09 | Última Atualização: Quarta, 01 Setembro 2010 06:09
O longo período de estiagem e a baixa umidade relativa do ar desencadeiam grandes problemas como o aumento de focos de incêndio em sistemas agrícolas e naturais e compromete a saúde humana, causando sérios problemas respiratórios.

Pensando nisso, a UFLA, por meio da PROPLAG, estruturou em 2008 um sistema completo de prevenção e combate a Incêndios, que inclui ação educativa, criação e treinamento constante de uma brigada de incêndios e aquisição de equipamentos e materiais para auxílio nestas tarefas.

A Brigada de Incêndios da UFLA, cuja coordenação conta com o apoio do Professor José Aldo Pereira do Departamento de Ciências Florestais é composta por 39 voluntários da comunidade universitária. Para apoio a estas e outras tarefas do projeto, foram adquiridos materiais e equipamentos e construídos mais de 30 km de aceiros sendo 13 km deles no entorno da Instituição.

De acordo com o Pró-Reitor de Planejamento e Gestão, professor José Roberto Soares Scolforo, essa ação tem logrado pleno êxito e, diferentemente do passado, não se iniciam mais os focos de incêndios no campus da UFLA. Mas, segundo ele, isso depende da ajuda de todos: “Contamos com o apoio de todos os chefes de departamentos e setores; coordenadores de Graduação e de Pós-Graduação; líderes de grupos de pesquisas, enfim, de todos de nossa comunidade no sentido de nos auxiliar nessa ação de prevenção. Com base na Lei Nº 4771, Capítulo III do Código Florestal, que trata do uso do fogo e da suspensão de queimas controladas, solicitamos que todas as atividades de queimas controladas no Campus da UFLA (pastos e ou resíduos agrícolas, dentre outros) sejam evitados/suspensos, até que as condições climáticas (temperatura, chuva e umidade relativa do ar) retornem a índices adequados”, disse.