Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

CNPq concede bolsas para professores recém doutores

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 01 Setembro 2010 06:22 | Última Atualização: Quarta, 01 Setembro 2010 06:22













Os professores Antônio Chalfun Júnior, do Departamento de Biologia (DBI), e Antônia dos Reis Figueira, do Departamento de Fitopatologia (DFP), tiveram suas propostas aprovadas na segunda chamada do Programa de Apoio a Projetos Institucionais com a Participação de Recém-doutores (Prodoc), do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). No total, abrangendo a linha Prodoc e a linha Professor Visitante Nacional Sênior (PVNS), foram aprovados mais 67 projetos.

Apresentaram propostas os programas de pós-graduação reconhecidos pela Capes e vinculados a instituições de ensino superior (IES) públicas e as instituições federais de ensino superior (Ifes), criadas e estabelecidas a partir do ano 2000, e Ifes que aderiram ao programa Reuni e possuem campi fora de sede, desde que o proponente seja o professor contemplado com bolsa do PVNS.

O Prodoc abrange duas modalidades de apoio: concessão de uma bolsa de pós-doutorado por projeto, no valor de R$ 3,3 mil por mês, paga ao bolsista diretamente pela Capes, durante o período de execução do projeto; e repasse de recurso de custeio, no valor de R$ 12 mil anuais, ao coordenador do projeto, para ser aplicado nas atividades do bolsista.

Os projetos aprovados tem prazo máximo de execução de até dois anos, contados a partir da data da implementação da bolsa, sendo permitida uma renovação por igual período.

Confira abaixo os projetos aprovados pelos professores da Ufla:

Proponente: Antônio Chalfun Júnior

Programa de Pós-Graduação: Agronomia (Fisiologia Vegetal)

Projeto:
Contribuição da melhoria da qualidade da bebida do café no estado de Minas Gerais mediante estudos da expressão gênica e atributos fenológicos e agronômicos da frutificação de cafés da mantiqueira

 

Proponente: Antônia dos Reis Figueira

Programa de Pós-Graduação: Agronomia (Fitopatologia)

Projeto:
Estudo da interação patógeno-hospedeira utilizando marcadores fluorescentes

 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.