Professor da Computação publica livro na área de software

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 03 Setembro 2010 11:02 | Última Atualização: Sexta, 03 Setembro 2010 11:02
O prof. Paulo Henrique de Souza Bermejo, do Departamento de Ciência da Computação da UFLA lançou, recentemente, o livro “Gerência de Riscos em Projetos de Software - Baseada nos Modelos de Processos de Referência Pmbok, Cmmi, Mps-br, Tenstep, Iso 12207”. A publicação foi produzida em co-autoria com Mônica Pierini de Matos e José Francisco Salm Júnior.

O livro

O livro tem por objetivo de preparar e se capacitar os profissionais interessados em superar adversidades que possam surgir no desenvolvimento de um projeto de software, por meio do uso de técnicas e recursos da área de gestão de riscos de software, proporcionando o alcance dos objetivos do projeto com eficiência e sucesso.

São apresentados, de forma didática, os conceitos fundamentais e as práticas consolidadas na área de engenharia de software. Para isso, são abordados, também, os conceitos sobre gerenciamento de projetos e os modelos principais de referência para melhoria do processo de software.

Com base no conteúdo apresentado e na experiência dos autores, uma proposta é apresentada para o gerenciamento de riscos com base nas práticas e nos processos principais para gerência de riscos extraídos do CMMI, MPS-Br, ISO/IEC 12.207 e TenStep.

Autores

Mônica Pierini de Matos é bacharel em Ciência da Computação pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). É analista de sistemas no Instituto Stela. Participou de diversos projetos de plataformas de sistemas de informação e conhecimento como o Diretório de Competências em Vigilância Sanitária (DCVISA – Anvisa), o Sistema Brasileiro de Informação em Educação Ambiental (SIBEA – MMA).

Paulo Henrique de Souza Bermejo é doutor pela Universidade Federal de Santa Catarina e docente da UFLA. Atua na área de tecnologia da informação desde 1996, na qual promoveu atividades de desenvolvimento e coordenação de projetos de TI, incluindo sistemas de software, treinamentos e consultorias. Atualmente, leciona e desenvolve pesquisas em sistemas de informação, governança de tecnologia da informação e engenharia de software.

José Francisco Salm Júnior  é doutorando em Engenharia do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor do Centro de Ciências da Administração ESAG da Universidade Estadual de Santa Catarina. É diretor do centro de negócios do Instituto Stela, no qual participou de projetos como a criação da Plataforma Lattes, Diretório de Conhecimento em Vigilância Sanitária junto à ANVISA, entre outros.

Serviço

Editado pela Ciência Moderna, o livro pode ser adquirido pelo site da editora Ciência Moderna (www.lcm.com.br/index.php?Escolha=20&Livro=L00873) ou nas principais livrarias do país.