Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

189 educadores concluem curso de Pedagogia pelo Pró Formar

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 08 Setembro 2010 13:43 | Última Atualização: Quarta, 08 Setembro 2010 13:43
Realizou-se, no último dia 4, no Ginásio de Esportes da UFLA a colação de grau do curso de Pedagogia: Licenciatura para Educação Infantil – modalidade a distância do Consórcio Pró Formar, uma parceria interinstitucional entre as universidades: Federal de Lavras (UFLA), Federal de Mato Grosso (UFMT), Federal de Ouro Preto (UFOP), Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), Federal de São João Del Rei (UFSJ), Federal do Espírito Santo (UFES) e Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT).

 

No Sul de Minas Gerais, esse consórcio está representado pelo Departamento de Educação da UFLA, sob a coordenação das professoras Cláudia Maria Ribeiro e Ila Maria Silva de Souza.

 

As cidades que, por meio de suas secretarias de educação, ofereceram o curso foram Lavras, Aguanil, Cambuquira, Carmo da Cachoeira, Itutinga, Paraguaçu, Perdões, Santana do Jacaré e São Francisco de Paula, sendo que 189 educadoras e educadores receberam o grau de pedagogas e pedagogos.

 

Durante mais de quatro anos, essas e esses profissionais da educação infantil foram instigados ao saber através de atividades que ultrapassaram os limites de uma profissionalização restrita apenas à obtenção de uma titulação. Com os conhecimentos adquiridos, as/os formandas/os construíram sua formação específica em que teoria e prática se mesclaram e tornaram-se qualificadas/os técnica e politicamente numa dinâmica transformadora e construtora de novos saberes capaz de proporcionar, cada vez mais, a qualidade que se necessita ao ensino infantil.

Marcada pela emoção da conquista da titulação em Pedagogia, pelas falas das paraninfas professoras Cláudia e Ila e pela presença das famílias, a colação de grau representou a força destas pessoas que, durante mais de quatro anos, enfrentaram obstáculos institucionais e pessoais, porém concluíram seu objetivo e são profissionais que constroem o dia-a-dia na educação infantil com outro olhar.

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
Coronavírus Covid-19: É importante de informar e prevenir. ufla.br/coronavirus
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.