Servidores apresentam artigo em congresso de Arquivologia

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 13 Setembro 2010 07:37 | Última Atualização: Segunda, 13 Setembro 2010 07:37

Os funcionários técnico-administrativos da Ufla, Inaldo Nascimento Conceição (arquivista) e Elisângela Abreu Natividade (administradora) apresentaram o artigo intitulado “Classificação de documentos de arquivo: uma abordagem a partir da modelagem funcional” no Congresso Brasileiro de Arquivologia, realizado na cidade de Santos (SP) no final de agosto. O evento reúne pesquisadores, professores, arquivistas, profissionais de informação e dirigentes de entidades públicas e privadas em torno das principais questões da arquivologia e da gestão de instituições arquivísticas.

No trabalho apresentado pelos funcionários da Ufla foram abordadas a interdisciplinaridade entre a Arquivologia e a Administração com foco na classificação de documentos de arquivos e na modelagem funcional. “A arquivologia é uma disciplina cientifica interdisciplinar por natureza e no campo da classificação de documentos arquivísticos ela estabelece um dialogo importante com a administração, principalmente com a modelagem de negócios ou a teoria do processo de negócio”, explica Inaldo.

Durante o congresso, o arquivista da Ufla foi convidado a participar de um grupo de pesquisa sobre tipologias documentais que será coordenado por uma equipe da Universidade Federal Fluminense (UFF), no Rio de Janeiro. O artigo será apresentado, também, no Congresso Nacional de Arquivologia que será realizado em Vitória (ES).