UFLA conquista 30 medalhas nos Jogos Universitários Mineiros

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 15 Setembro 2010 12:23 | Última Atualização: Quarta, 15 Setembro 2010 12:23
Com uma delegação composta por 95 pessoas entre atletas, dirigentes e comissão técnica, a UFLA ficou em 4º lugar na classificação geral dos Jogos Universitários Mineiros 2010. O saldo de conquistas chegou a 30 medalhas, sendo 17 de ouro.

Depois de 20 anos sem participar dos JUMs, a universidade foi representada por oito modalidades: Atletismo, Basquete, Futsal, Handebol, Judô, Natação, Vôlei e Xadrez.

O grande destaque da competição foram os atletas da natação, esporte que conquistou 10 medalhas de ouro, 5 de prata e 2 de bronze. A modalidade ainda levou o troféu de campeão geral no feminino e o de segundo lugar no masculino. A maior parte dos atletas treinam no Lavras Tênis Clube e já possuem grande experiência em competições.

Outras modalidades individuais conseguiram bons resultados. O Judô levou 2 ouros, 1 prata e 1 bronze, além do troféu de 2º lugar no geral masculino. No atletismo, dois atletas levaram 2 medalhas de bronze. Já no xadrez, Pietro Sisi conseguiu a segunda colocação.

Pouca experiência em competições e pouco tempo de treinamento foram alguns dos fatores que prejudicaram as modalidades coletivas.  “Nesses esportes, não dependemos de um talento individual e sim de um grupo, por isso é difícil termos bons resultados a curto prazo. Acredito que, no próximo ano, já estaremos com as equipes mais estruturadas e em boas condições de disputar as primeiras colocações”, explica o presidente da Associação Acadêmica de Esportes, Fabricio Rezende Salomão .

Oito atletas conseguiram a classificação para os Jogos Universitários Brasileiros - JUBs 2010:

- Juliano Guedes:  4 medalhas de ouro. Natação

- Janine Guedes:  3 medalhas de ouro e 1 medalha de prata. Natação

- Guilherme Haddad:  3 ouros e 1medalha de prata. Natação

- Paulo Naves:  4 medalhas de ouro. Natação

- Lívia Sidney: 2 medalhas de ouro e 2 pratas. Natação

- Pietro Sisi: Medalha de prata. Xadrez

- Pedro Maranha:  Medalha de ouro. Judô

- Paulo Estevão: Medalha de ouro. Judô

Os JUBs serão realizados em Blumenau/SC, de 5 a 14 de novembro. Os classificados nesta competição farão parte da delegação brasileira nos Jogos Mundiais Universitários, na China, em 2012. Outras informações sobre a os JUMs podem ser obtidos pelo www.leufla.ufla.br.