Ufla renova acordo com universidade holandesa

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 20 Setembro 2010 14:41 | Última Atualização: Segunda, 20 Setembro 2010 14:41

Um novo convênio de cooperação internacional com a Universidade de Wageningen/Holanda foi assinado pelo reitor da Ufla, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes e o presidente da instituição holandesa, Aalt Aleio Dijkhuizen, na tarde desta segunda-feira, dia 20. A parceria será estabelecida por mais três anos e propõe o desenvolvimento de pesquisas na área de agricultura e a criação do Centro de Segurança Alimentar

A parceria com a universidade da Holanda foi firmada oficialmente em 2001 e possibilitou a execução de diversas pesquisas, dentre elas o estudo sobre a biodiversidade do bioma do cerrado brasileiro. Para o reitor da Ufla, prof. Nazareno, a renovação do acordo representa o avanço das relações internacionais estabelecidas pela Universidade ao longo dos últimos anos. “A relação que estabelecemos com Wageningen, de tão promissora, nos serve de referência para que possamos ampliar ainda mais nossa inserção internacional”.

Durante a assinatura do acordo, o presidente da Universidade de Wageningen, Aalt Aleio Dijkhuizen, foi homenageado pelo reitor com um certificado e uma medalha comemorativa do centenário da Ufla, em reconhecimento aos importantes avanços nos processos educacionais e tecnológicos alcançados nos últimos anos.

Para Dijkhuizen, o sucesso da parceria só é possível graças ao comprometimento de professores e estudantes de ambas as instituições. “É com muito orgulho que recebo esta homenagem, mas é importante reconhecer que tudo isso só foi possível porque trabalhamos com pessoas sérias e comprometidas com o desenvolvimento de pesquisas, principalmente nas áreas de alimentos, sustentabilidade e bioenergia”.

Novos desafios

Atualmente seis projetos, aprovados na Capes e envolvendo doze professores da Ufla, são executados em parceria com a Universidade de Wageningen. A instituição é um dos maiores centros de pesquisa do mundo nas áreas de biotecnologia e biologia molecular vegetal. A renovação do acordo prevê o desenvolvimento de estudo e pesquisa entre os dois países para troca de experiências e tecnologia, realização de pós doutorado e bolsas de estágio sanduíche, com duração de um ano, para estudantes de doutorado.

Um dos grandes desafios é a criação do Centro de Segurança Alimentar, que já conta com o apoio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e Educação (MEC), com a assessoria da Universidade de Wageningen. A ideia é sediar este setor na Ufla e fomentar os setores de pesquisa e treinamento de pessoal na área de Defesa Agropecuária, de maneira a fortalecer os estudos sobre Segurança Alimentar em toda a cadeia produtiva de carne, frutas, grãos/sementes e produtos lácteos, com ênfase na gestão e controle dos riscos que estes produtos oferecem a saúde humana e animal.