“A magia da Física e Universo” se apresenta em Bom Sucesso

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 21 Setembro 2010 13:00 | Última Atualização: Terça, 21 Setembro 2010 13:00

Quem disse que estudar física é difícil e complicado? O projeto “A magia da Física e do Universo”, desenvolvido pelo Departamento de Ciências Exatas (DEX), mostra que, por trás das fórmulas e teorias, essa área pode e deve ser explorada de forma lúdica, despertando o interesse de todo mundo. Para mostrar que a Física não é um “bicho de sete cabeças”, professores e estudantes do projeto estarão na cidade de Bom Sucesso, no próximo sábado, 25, na Escola Estadual Benjamim Guimarães para apresentarem, durante todo o dia, experiências divertidas para toda a comunidade.

“A magia da física e do universo” é um projeto de divulgação científica, que integra também ensino e pesquisa, tendo como objetivo despertar a curiosidade e o interesse das pessoas em entender como funcionam as coisas que estão ocorrendo a sua volta. As apresentações dos experimentos são feitos em forma lúdica usando material de fácil acesso e baixo custo para que as pessoas possam refazê-los em casa se desejarem.

O projeto é desenvolvido há um ano e meio e tem alcançado bons resultados. “Conseguimos apresentar estas experiências, em várias escolas da cidade de Lavras e algumas praças,para mais de 2500 pessoas. Foram treinados mais de 20 monitores estudantes de Física da Ufla, e foram desenvolvidos mais de 25 experimentos demonstrativos”, explica o coordenador do projeto, prof. José Nogales.