Professores da UFLA entregam projeto a Ministro da Pesca

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 23 Setembro 2010 08:12 | Última Atualização: Quinta, 23 Setembro 2010 08:12
Os professores Priscila Vieira e Rosa, do Departamento de Zootecnia e Luis David Solis Murgas, do Departamento de Medicina Veterinária, entregaram um projeto solicitando apoio do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, à realização da 3ª edição da Conferência Latinoamericana de Cultivo de Peixes Nativos e do Congresso Brasileiro de Produção de Peixes Nativos: Ciência, Integração e Agronegócio.

A entrega do projeto aconteceu durante o IV Congresso da Sociedade Brasileira de Aqüicultura e Biologia Aquática, em Recife/PE. Os dois professores são também presidentes da Comissão Organizadora desses eventos, os quais ocorrerão no período de 13 a 15 de julho de 2011, na UFLA.

Área em crescimento

Atualmente, a aquicultura é o setor de produção de alimentos de maior crescimento no mundo e, nos últimos cinco anos, a aqüicultura brasileira, vem apresentando taxas de crescimento anuais médias superiores a 22%.

A UFLA, preocupada em gerar conhecimento para fomentar esee setor, elaborou ações para alcançar este fim. Na área de piscicultura, em 2000 foi criado o Núcleo de estudos em Aquacultura (NAQUA). Hoje, a UFLA atua nas áreas de nutrição, sanidade, fisiologia, conservação da biodiversidade, genética e reprodução de peixes nativos.

No ensino, são oferecidas disciplinas de Aqüicultura tanto na graduação (Zootecnia, Biologia e Medicina Veterinária) como na pós-graduação, sendo que quatro programas (Zootecnia, Ciências Veterinárias, Microbiologia e Ciências dos Alimentos) apresentam linhas de pesquisa com peixes.

Além disso, o grupo de pesquisa em Piscicultura UFLA-CNPq mantêm forte vínculo com países da America Latina, por meio de projetos em conjunto com outras instituições latinoamericanas destacando-se a Universidade Nacional de Rosário (Argentina), Universidade de Córdoba (Colômbia) e  a participação na Rede Iberoamericana de formação de recursos humanos na área de aqüicultura.