XXIII Ciufla destaca qualidade dos trabalhos apresentados

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 30 Setembro 2010 06:22 | Última Atualização: Quinta, 30 Setembro 2010 06:22

O galpão do Salão de Convenções da Ufla ficou movimentado durante as tardes desta semana. Alunos que participam dos programas de iniciação científica expuseram experimentos através de pôsteres e demonstraram os resultados de suas pesquisas. A mostra de trabalhos integra a programação da 23ª edição do Congresso de Iniciação Científica, o Ciufla que este ano é realizado durante a reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento tem como objetivo abordar os desafios da pesquisa em um momento de grandes mudanças no conhecimento científico e tecnológico do Brasil e do mundo.

Os organizadores do evento registraram uma recorde participação: foram 1.111 pôsteres apresentados, envolvendo mais de 800 estudantes. Mas não são apenas os alunos de graduação que se dedicam aos programas de iniciação científica. Estudantes do ensino médio são incentivados a participarem de trabalhos de pesquisa nas universidades, através do programa Bic Júnior, que é desenvolvido na Ufla desde 2002, sendo considerado o segundo maior do estado.

Para a pró-reitora de Pesquisa, Édila Vilela de Resende Von Pinho, os números são bastante satisfatórios, assim como a qualidade dos trabalhos apresentados. No início dessa semana, o CNPq divulgou a lista com os vencedores do 8º Prêmio Destaque do ano de Iniciação Científica. O trabalho da estudante da Ufla Nayara Teodoro do Prado (ver detalhes abaixo) foi classificado como o terceiro melhor do país na área de Ciências Exatas, da Terra e Engenharias. “Este resultado é uma prova de que estamos no caminho certo, trabalhando para incentivar e dar suporte para o desenvolvimento da pesquisa em nossa instituição. Em 2007 a Ufla também se destacou nesta premiação, ficando em primeiro lugar”, afirma.

Destaque da Ufla

O trabalho que rendeu a estudante Nayara Teodoro do Prado, do curso de Química, o destaque do CNPq tem como título “Tratamento dos rejeitos sólidos da indústria do couro contendo cromo: uso como fonte orgânica de nitrogênio para a agricultura”. Orientado pelo professor Luis Carlos Alves de Oliveira, trata-se de uma pesquisa que consistiu na geração de informações básicas sobre o colágeno, que poderá ser utilizado no desenvolvimento de futuras tecnologias agrícolas (fonte alternativa de insumos agrícolas), para as condições tropicais.

A ideia é propor uma destinação ambientalmente correta, viável econômica e tecnicamente para um dos passivos ambientais mais perigosos da cadeia produtiva do couro. Esse resíduo, após extração do cromo, gera um sólido rico em colágeno, com potencial de uso agronômico devido ao elevado teor de nitrogênio.

8º Prêmio Destaque do ano de Iniciação científica do CNPq

O Prêmio conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). É um reconhecimento aos trabalhos de destaque realizados por bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

A escolha dos premiados foi realizada por três Comissões Julgadoras, uma para cada grande área do conhecimento, que se reuniram esta semana em Brasília. A edição de 2010 registrou um aumento de 30% na participação das instituições de ensino e pesquisa e de 11% no número de bolsistas, em relação à edição 2009. Ao todo foram recebidos 157 trabalhos. A área com maior número de inscritos foi Ciências da Vida, 43; seguida por Ciências Exatas, da Terra e das Engenharias, 39; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, 35. Participaram 90 instituições, sendo 71 universidades e 19 institutos de pesquisa.