XIX Congresso de Pós-Graduação da Ufla supera expectativas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 30 Setembro 2010 07:04 | Última Atualização: Quinta, 30 Setembro 2010 07:04

Os organizadores do Congresso de Pós-Graduação da Ufla comemoram os resultados alcançados pela 19ª edição do evento. O número de trabalhos inscritos superou todas as expectativas: foram 786 pôsteres apresentados, de aproximadamente 550 alunos. E o saldo positivo não para por aí: este ano as atividades contaram com as presenças de estudantes de diversos estados do país, como Piauí, Goiás, Rio Grande do Sul, Pará e Paraná. Os institutos federais de educação tecnológica da região também marcaram presença efetiva em toda a programação.

Realizado pela Associação de Pós-graduandos da Ufla (APG), o Congresso tem como objetivo promover a discussão de diversos temas relacionados à formação dos pós-graduandos como futuros multiplicadores de conhecimento, e ainda debater o papel da Universidade frente aos desafios do empreendedorismo científico e tecnológico.

Além de apresentar seus pôsteres, os participantes tiveram a oportunidade de avaliar o trabalho de seus colegas, permitindo, assim, uma maior interação entre os participantes e acrescentando ainda mais conhecimento. “O congresso é um momento importante para divulgar a produção cientifica e tecnológica gerada pelos programas de pós-graduação e colocar em prática as atividades acadêmicas, como, por exemplo, a avaliação que fazemos dos trabalhos apresentados”, afirma Fernanda Bustamante, presidente da APG.

Além da exposição dos trabalhos, o Congresso ofereceu, também, 24 mini-cursos, sendo 13 ministrados por alunos dos programas de pós-graduação da Ufla. Além disso, foram realizadas conferências e mesas redondas que integraram a programação da Reunião Regional para o Progresso da Ciência (SBPC). “Estamos muito satisfeitos com os resultados alcançados nesta edição do Congresso. Tudo isso é fruto do esforço e empenho de muitas pessoas que se dedicaram e propuseram temáticas a serem discutidas durante todo o evento”, conclui a presidente da APG.