Novos senadores de Minas são <em>Doutores Honoris Causa</em>

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 06 Outubro 2010 14:04 | Última Atualização: Quarta, 06 Outubro 2010 14:04

No último fim de semana, Minas Gerais elegeu seus dois novos senadores: Aécio Neves e Itamar Franco saíram vitoriosos das urnas, obtendo expressiva votação. Dois políticos que possuem em seus currículos grandes contribuições para o crescimento e desenvolvimento do estado e do país. Mas as coincidências não param por aí: ambos foram agraciados com o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal de Lavras (Ufla) quando ocupavam o cargo de Governador.

A distinção é uma honraria concedida pelos Conselhos Superiores da Ufla a personalidades que tenham se distinguido pelo saber ou pela atuação em prol das ciências, artes e do bem estar humano. É um reconhecimento pelos serviços prestados como representantes dos cidadãos mineiros, graças a destacada atuação na área de educação, pautando políticas públicas que interferem diretamente na melhoria da alfabetização, formação profissional, tecnologia e pesquisa.

O título foi concedido ao senador Itamar Franco em setembro de 2002. Já o senador Aécio Neves recebeu a distinção em maio de 2009.

Em ofício encaminhado aos novos senadores, a Ufla reforça os votos de um mandato promissor, com a convicção de que a competência que ambos sempre demonstraram através de projetos e administrações, norteará o mandato 2011-2018. A Universidade se coloca à disposição para um trabalho parceiro e profícuo, para promover o continuado desenvolvimento do Estado de Minas Gerais e do Brasil.

Conheça um pouco da trajetória política dos novos senadores de Minas Gerais

Aécio Neves veio de uma família de políticos tradicionais mineiros. Seu avô materno, Tancredo Neves, foi governador de Minas Gerais e presidente eleito do Brasil por via indireta (colégio eleitoral), tendo morrido antes de assumir o cargo. Do lado paterno, tanto seu avô Tristão Ferreira da Cunha quanto seu pai, Aécio Cunha, foram deputados federais.

Aécio é economista formado pela PUC-MG. Iniciou sua carreira política aos 22 anos, em 1983, como secretário particular de seu avô Tancredo Neves, então governador de Minas Gerais.

Em 1986, foi eleito deputado federal pela primeira vez. Em 1992 foi candidato a prefeito de Belo Horizonte ficando em terceiro lugar. Foi eleito deputado federal em 1994, sendo, em 1998, reeleito com maior número de votos do seu estado. Nesse último mandato, foi presidente da Câmara dos Deputados de 2001 a 2003.

Em outubro de 2002, Aécio Neves venceu a disputa pelo governo de Minas já no primeiro turno com 58% dos votos válidos. Reelegeu-se governador em 2006.

Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009. Em outubro de 2010, foi eleito senador de Minas Gerais.

Itamar Augusto Cautiero Franco foi 33º Presidente do Brasil, de 1992 a 1994, Vice-Presidente de 1990 a 1992, Senador por Minas Gerais de 1975 a 1978, 1983 a 1987 e 1987 a 1991, e Governador do estado de Minas Gerais de 1999 a 2003.

Bacharelou-se em engenharia civil na Escola de Engenharia de Juiz de Fora da Universidade Federal de Juiz de Fora em 1955. Ingressou na carreira política em 1958 quando, foi candidato a vereador de Juiz de Fora e mais posteriormente, em 1962, a vice-prefeito, não obtendo êxito em ambas. Foi prefeito de Juiz de Fora de 1967 a 1971 e reeleito em 1972, quando 2 anos depois, renunciou ao cargo para candidatar-se, com sucesso, ao Senado Federal por Minas Gerais, em 1975. Em 1982, é eleito senador novamente. Em 1986 concorreu ao governo de Minas Gerais, mas foi derrotado, voltando ao Senado em 1987 pela terceira vez.

Em 1988, uniu-se ao governador alagoano Fernando Collor de Mello para lançar uma candidatura à Presidência e Vice-presidência do Brasil.. Seguindo o impeachment do presidente, assumiu o cargo de Presidente da República em 29 de dezembro de 1992. Durante sua incumbência, foi idealizado o Plano Real, elaborado pelo Ministério da Fazenda.

Elegeu-se Governador de Minas Gerais em 1998. Em outubro de 2010 foi novamente eleito senador de Minas Gerais.