Aluna é destaque em prêmio de iniciação científica do CNPq

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 21 Outubro 2010 08:56 | Última Atualização: Quinta, 21 Outubro 2010 08:56

Durante a cerimônia de abertura da 7ª edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), ocorrida nesta terça-feira (19) em Brasília, foi realizada a entrega do 8º Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica, do CNPq, que contemplou os três primeiros colocados divididos em três grandes áreas do conhecimento. Dentre os premiados na categoria Ciências Exatas, da Terra e Engenharias, o trabalho desenvolvido pela estudante Nayara Teodoro do Prado, do curso de Química da Ufla, ficou em terceiro lugar.

O projeto tem como título “Tratamento dos rejeitos sólidos da indústria do couro contendo cromo: uso como fonte orgânica de nitrogênio para a agricultura”. Orientado pelo professor Luis Carlos Alves de Oliveira, trata-se de uma pesquisa que consistiu na geração de informações básicas sobre o colágeno, que poderá ser utilizado no desenvolvimento de futuras tecnologias agrícolas (fonte alternativa de insumos agrícolas), para as condições tropicais.

A ideia é propor uma destinação ambientalmente correta, viável econômica e tecnicamente para um dos passivos ambientais mais perigosos da cadeia produtiva do couro. Esse resíduo, após extração do cromo, gera um sólido rico em colágeno, com potencial de uso agronômico devido ao elevado teor de nitrogênio.

A premiação

O Prêmio, que conta com a parceria da Academia Brasileira de Ciências (ABC) e da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), é um reconhecimento aos trabalhos de destaque realizados por bolsistas de Iniciação Científica do CNPq e às instituições participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC).

Esta edição do Prêmio Destaque do Ano da Iniciação Científica registrou um aumento de 30% na participação das instituições de ensino e pesquisa e de 11% no número de bolsistas, em relação à edição 2009. Ao todo foram recebidos 157 trabalhos. A área com maior número de inscritos foi Ciências da Vida, 43; seguida por Ciências Exatas, da Terra e das Engenharias, 39; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes, 35. Participaram 90 instituições, sendo 71 universidades e 19 institutos de pesquisa.