Ciclo de filmes retrata vida de importantes cientistas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 21 Outubro 2010 09:11 | Última Atualização: Quinta, 21 Outubro 2010 09:11

O projeto “A Magia da Física e do Universo”, do Departamento de Ciências exatas (DEX) apresenta um ciclo de cinema com filmes que retratam não apenas reconstruções de descobertas, experimentos e biografias de cientistas, mas as reações da sociedade frente ao desenvolvimento da ciência. As produções apresentam conteúdos com densidade artística de grande relevância para a formação dos estudantes universitários, professores e interessados em geral. As exibições acontecem a partir das 09:30h, na Sala de Audiovisual do Museu de História Natural, no campus histórico da Ufla.

Confira a programação:

22 de Outubro: Agora (2009)

O filme "Agora" (2009) retrata eventos do século IV no Egito, centrado na história da astrônoma e filósofa Hypatia de Alexandria.

29 de Outubro: A Vida de Galileu (1975)

É uma adaptação cinematográfica da peça homônima de Bertold Brecht, mostra quantos interesses em jogo existem na ciência: interesses de classe, materiais, pessoais, etc.

05 de Novembro: Madame Curie (1943)

Este filme retrata a vida da célebre física franco polonesa e ganhadora de dois Prêmios Nobel, Marie Curie Roteiro de Aldoux Huxley com a adaptação da biografia escrita por Eve Curie, filha de Marie.

12 de Novembro: Breaking the code (1996)

Alan Mathison Turing foi um matemático britânico que veio a ser considerado um grande nome da história da computação somente em 1975, pois a maior parte de seu trabalho foi desenvolvida na área de espionagem na II Guerra Mundial. Parte da vida de Alan Turing é retratada no filme Breaking the code.

19 de Novembro: Einstein (2008)

Einstein é um documentário sobre a vida de Einstein, com um foco especial na dificuldade que ele encontrou em confirmar experimentalmente as suas teorias. Com a participação de diversos divulgadores da ciência.

26 de Novembro: Criação (2009)

Este filme mostra o período em que “Charles Darwin” trabalhava no estudo sobre A Origem das Espécies e a historia de um homem entre conflitos com sua esposa, uma cristã fervorosa que não apóia sua ‘teoria’ de que não existe lugar para Deus, e sua devoção pela ciência.

03 de Dezembro: Além do Tempo (1996)

Drama biográfico retratando a vida do famoso físico Richard Feynman (participante do Projeto Manhattan e ganhador do prêmio Nobel e o grande amor da sua vida.