Ouvidoria da UFLA recebeu 54 manifestações num trimestre

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Segunda, 25 Outubro 2010 11:23 | Última Atualização: Segunda, 25 Outubro 2010 11:23

Criada recentemente pelo Conselho Universitário (CUNI), a Ouvidoria é um órgão autônomo e independente com liberdade de ação que tem por finalidade contribuir para o desenvolvimento da UFLA

“Havendo manifestações tais como, sugestão, denúncia, elogio ou questionamento, nós analisamos e, se entendermos que é o caso, abrimos um procedimento para tentar resolver o problema”, explica o ouvidor Geraldo Cirilo Ribeiro.

Considerando-se apenas o trimestre março, abril e maio, o recém-criado e, por isso mesmo, ainda pouco conhecido setor da UFLA já obteve 54 manifestações: 31 consultas, 11 reclamações, 09 denúncias, 02 sugestões e 01 elogio. “Todas elas foram respondidas pelos dirigentes responsáveis dentro do prazo estabelecido pelo Regimento Interno da Ouvidoria, documento também criado pelo CUNI”, comenta Cirilo.

O ouvidor comenta ainda que “se a manifestação envolve um ou vários servidores de um setor, o procedimento será dirigido ao chefe imediato. Se a autoridade em questão não responde ao questionamento dentro do prazo, passa-se o problema ao superior imediato conforme o organograma da instituição”.

Para ter a independência necessária à realização desse trabalho, o CUNI previu que o servidor que realiza essa função deve ser eleito pelo Conselho por dois anos (podendo ser reconduzido por igual período), precisa pertencer ao quadro permanente e ter pelo menos cinco anos de exercício efetivo na UFLA, ter curso superior e executar a função em tempo integral. Cirilo foi eleito pelo CUNI para um mandato até 2011. Atualmente, o servidor Adriano Higino Freire também está lotado no setor.

Serviço

Por meio do www.ouvidoria.ufla.br é possível ter acesso as legislações sobre licitações, contratos, convênios, concursos, plano de carreiras, período eleitoral, LDB e outras.

As manifestações podem vir de qualquer cidadão. A Ouvidoria, juntamente com o Centro de Informática da UFLA, está providenciando um sistema de gerenciamento das manifestações, sendo que, provisoriamente os contatos podem ser feitos pelo Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., pelo 3829-1085 por carta ou pessoalmente. A Ouvidoria fica no prédio da Reitoria, ao lado da Copese.