Técnica do Plantio Direto é tema de simpósio sul-mineiro

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quarta, 27 Outubro 2010 13:12 | Última Atualização: Quarta, 27 Outubro 2010 13:12
Realizou-se, ontem, dia 26, no Salão de Convenções da UFLA, a abertura do 2º Simpósio Sul-mineiro de Plantio Direto e do 6º Ciclo de Palestras em Plantio Direto, evento organizado pelo Núcleo de Estudos sobre Sistemas de Plantio Direto.

O NESPD é um órgão destinado a congregar profissionais, estudantes, professores e produtores atuantes em agricultura, pecuária e silvicultura que utilizam-se de técnicas que atendam às premissas pertinentes ao Sistema Plantio Direto. A finalidade núcleo é realizar acontecimentos que contribuam para a disseminação e incremento dos conhecimentos na área da tecnologia do Plantio Direto, além de promover treinamentos e aperfeiçoamento de produtores, profissionais, professores, estudantes de graduação e de pós-graduação em ensino, pesquisa e extensão em relação à técnica.

A mesa que dirigiu os trabalhos durante a abertura do evento foi composta pelo reitor da UFLA em exercício, prof. Elias Tadeu Fialho, pelo pró-reitor de Extensão e Cultura, prof. Magno Antônio Patto Ramalho, pelo chefe do Departamento de Agricultura, prof. Gabriel José de Carvalho, pelo tutor do Núcleo de Estudos sobre Sistemas de Plantio Direto, prof. Élberis Pereira Botrel e pelo coordenador do evento e presidente do Núcleo, Antonio Ariel Canedo Rivera.

O prof. Élberis parabenizou o NESPD pela organização do evento e ressaltou a importância do conhecimento amplo da técnica, especialmente para os profissionais da área de Ciências Agrárias, “mais da metade da área de agricultura brasileira faz uso do plantio direto atualmente”.

Já o prof. Fialho teceu vários comentários acerca do assunto, destacou que a adoção do plantio direto expressa a perfeita harmonia do homem com a natureza e proporciona economias significativas para a sociedade como um todo.

O vice-reitor também destacou o trabalho do NESPD que, desde 2004, vem realizando o Ciclo de Palestras em Plantio Direto com muito sucesso.