Ufla celebra acordo com Universidade de Leuven, da Bélgica

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 19 Novembro 2010 09:44 | Última Atualização: Sexta, 19 Novembro 2010 09:44

Um novo acordo internacional foi estabelecido pela Ufla, na manhã desta sexta-feira, dia 19, com a Universidade Católica de Leuven, da Bélgica. Com essa iniciativa, sobe para 21 os tratados de cooperação mútua da universidade com diversas instituições de ensino do mundo.

O documento, assinado por representantes das duas instituições, terá validade de cinco anos. Segundo o interlocutor do convênio, prof. Renato Paiva, o convênio vai facilitar as publicações conjuntas de artigos científicos, incluindo as eletrônicas e livros didáticos acadêmicos. Além disso, vai promover a organização de eventos internacionais em áreas estratégicas de interesse mútuo (seminários, conferências, workshops, etc).

Um dos pontos destacados pelo pesquisador da Universidade Católica de Leuven, Dr. Rony Swennen e que motivou a parceria foi a dedicação e o empenho de estudantes e professores da Ufla em pesquisas que já vinham sendo realizadas entre as duas instituições nos últimos anos. Ele ressaltou, também, a riqueza da biodiversidade brasileira que vai possibilitar a elaboração de projetos de preservação de plantas para um desenvolvimento sustentável dos agrossistemas.

O reitor em exercício e diretor de Relações Internacionais da Ufla, prof. Elias Tadeu Fialho, disse que viabilizar parcerias entre instituições de outros países é uma tendência e uma necessidade diante do mundo cada vez mais globalizado. “Todas essas parcerias que estamos estabelecendo abrem as portas para diversas ações conjuntas, como a elaboração de projetos de pesquisa; o intercâmbio de docentes, pesquisadores e estudantes; a organização de eventos científicos e culturais e a troca de informações e publicações acadêmicas, além do desenvolvimento de cursos e disciplinas compartilhados”.

Para o diretor de Ciências Agrárias, Biológicas e da Saúde do CNPq, prof. José Oswaldo Siqueira, a parceria estabelecida pela Ufla deve ser cada vez mais incentivada. Segundo ele, isso representa uma série de ações inovadoras, difundida em todo o país, com expectativas de bons resultados, tanto para o meio acadêmico, permitindo a troca de conhecimentos; como para a sociedade, através de pesquisas que poderão solucionar diversos problemas. “É preciso investir no conhecimento e tornar nosso país competitivo em todos os níveis. Nosso desafio hoje é formar doutores com visão empreendedora, inovadora e de negócios. Os tratados de cooperação internacional nos auxiliam muito nesta nova perspectiva”.