Estudante da Ufla se destaca no Enade

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 23 Novembro 2010 13:20 | Última Atualização: Terça, 23 Novembro 2010 13:20

O médico veterinário João Paulo Campos Romualdo foi um dos destaques do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), em 2007, obtendo a maior pontuação entre os estudantes de Medicina Veterinária de todo o país. Ele é um dos oito mineiros mais bem classificados no provão, em diferentes cursos, de acordo com ranking divulgado pelo Ministério da Educação neste ano.

Ele credita o bom desempenho no Enade a sua trajetória durante a graduação na Universidade Federal de Lavras (Ufla). “A minha formação foi excelente, com boas aulas e ótimos professores”. João disse que não teve nenhuma preparação especial para o dia da prova e que se baseou nos ensinamentos adquiridos durante os cinco anos de curso. “Não me preparei para a prova do Enade, afinal a preocupação com o estágio supervisionado e o trabalho de conclusão de curso já era grande demais”.

A avaliação foi realizada em novembro de 2007 e o resultado foi divulgado este ano. João Paulo diz que o resultado foi surpreendente. “Nem de longe eu esperava um resultado desses. Fiquei muito surpreso, afinal mal me lembrava de que tinha feito a prova”.

Qualidade no ensino

O destaque que João Paulo obteve na prova do Enade reforça ainda mais os resultados alcançados pela Ufla nos últimos anos. O MEC divulgou no fim do ano passado o Índice Geral de Cursos (IGC), um ranking que classifica as instituições de ensino do país de acordo com a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Nesse relatório, a Federal de Lavras figurou entre as melhores, sendo considerada a quinta melhor universidade do país e a segunda de Minas Gerais.

Um dos fatores que influenciam nesse resultado foi o desempenho dos estudantes na prova do Enade. Em 2007, além da Medicina Veterinária, que ocupou o topo da lista dos melhores do país, o curso de Zootecnia foi considerado o segundo melhor do Brasil. Já no exame de 2008, destaque para as graduações em Engenharia Agrícola (1º lugar), Ciências Biológicas e Engenharia Florestal (ambas em 2º lugar).

De acordo com o pró-Reitor de Graduação, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, os resultados alcançados são uma soma de esforços de professores e servidores técnico-administrativos, que estão empenhados na oferta de um ensino de qualidade; e no comprometimento dos estudantes. “Temos nos dedicado a oferecer um ensino que atenda às tendências modernas de formação profissional e humanística. Soma-se a isso a excelente estrutura de aporte para o desenvolvimento das atividades, com salas de aula e laboratório bem equipados”.