Produtores do Sul de Minas vencem concurso de cafés de MG

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 25 Novembro 2010 17:29 | Última Atualização: Quinta, 25 Novembro 2010 17:29
Dois produtores do Sul de Minas venceram, hoje, dia 25/11, o VII Concurso de Qualidade dos Cafés de Minas Gerais. Em cerimônia realizada no Salão de Convenções da UFLA, o campeão estadual na categoria “Natural” foi o produtor Efrain Botrel Alves, de Ilicínea. Já na categoria “Cereja Descascado”, Ralph de Castro Junqueira conquistou o título mineiro.

974 produtores rurais divididos em quatro regiões (Sul de Minas, Cerrado, Chapada e Matas de Minas) participaram desta edição do concurso, sendo que 49 deles eram finalistas. Além dos campeões estaduais, os três primeiros lugares (confira lista abaixo) das regiões Sul de Minas, Cerrado e Matas de Minas foram premiados durante a cerimônia. Nenhum produtor da Chapada foi classificado entre os primeiros.

Parceria

Promovida pela pelo Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, pela Emater-MG e pela UFLA, essa edição do  concurso teve como parceiros o Instituto Mineiro de Agropecuária, Sindicafé-MG, Centro de Excelência do Café, Pólo de Excelência do Café, Epamig e do Instituto Federal do Sul de Minas-Campus Machado.

Durante a solenidade, o reitor da UFLA, prof. Antônio Nazareno Guimarães Mendes, afirmou que “é sempre uma honra para a universidade participar do concurso, por meio dos professores, técnicos administrativos e alunos. Não tenho dúvidas de que, para nossos estudantes, é uma grande oportunidade de aprendizado”.

Já o secretário de Estado da Agricultura, Gilman Rodrigues Viana, disse que comemorar esse momento é estimulante, mas ressaltou “a necessidade de lembrarmos que foi preciso aprender para chegarmos até aqui. Não há comunidade melhor se seus membros não melhorarem, não há mudanças se as pessoas não se propuserem a mudar”, destacou ele mencionando o caráter educativo do concurso e a questão da certificação dos cafés de Minas Gerais.

Vencedores regionais:

Categoria Natural / Sul de Minas

1 – Efrain Botrel Alves (Ilicínea)

2 – Maria José Junqueira Ceglia (Carmo de Minas)

3 – Daniel Marquetti (Cassia)

Categoria Natural / Cerrado

1 – Acácio José Diamin (Romaria)

2 – Lúcio Gondin Velloso (Carmo do Paranaíba)

3 – Samuel de Melo Crema (Sacramento)

Categoria Natural / Matas de Minas

1 – Marcelo da Silva (Manhuaçu)

2 – José Rogério da Silva (Manhuaçu)