Cinema na formação de professores é tema de palestra

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 26 Novembro 2010 07:43 | Última Atualização: Sexta, 26 Novembro 2010 07:43

Nesta terça-feira, dia 30, os organizadores do “Ciclo de Palestras no Museu” encerram as atividades deste ano. A partir das 17:30h, o Museu de História Natural recebe o prof. Márcio Norberto Farias para proferir uma palestra que terá como tema “A importância social do cinema na formação docente”. O encontro é aberto ao público e gratuito.

De acordo com o prof. Márcio, já é possível notar a presença constante de aparatos audiovisuais na vida dos alunos das escolas, mas nem sempre este processo está acompanhado de subsídios teóricos e posturas reflexivas por parte dos docentes. Ele afirma que diante deste desafio, a proposta é pensar a presença do cinema como parte dos conteúdos escolares e a sua importância na formação docente. “vamos mostrar o cinema como uma forma de estabelecer um relacionamento social entre professores e alunos”.

O professor explica, ainda, que o objetivo da palestra é refletir o potencial formativo do cinema como um dos meios para democratizar o acesso a arte e contribuir com uma nova perspectiva no processo de ensino-aprendizagem nos ambientes educacionais.