Educadores fazem seminário sobre gênero e sexualidade

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Sexta, 10 Dezembro 2010 11:29 | Última Atualização: Sexta, 10 Dezembro 2010 11:29

Neste fim de semana, dias 11 e 12, profissionais da educação envolvidos no Projeto Tecendo Gênero e Diversidade Sexual nos Currículos da Educação Infantil estarão reunidos na Ufla para a realização de um seminário que vai apresentar as experiências e os resultados alcançados durante este ano. As atividades terão início às 08h, no Salão de Convenções.

O Projeto é executado desde fevereiro e envolve cinco universidades – Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS); Federal de Juiz de Fora (UFJF); Universidade de São Paulo (USP/Leste); Unicamp e Universidade Federal de Lavras (Ufla). O objetivo é qualificar técnica e politicamente cerca de 500 professores que atuam na educação infantil, implementando ações que envolvem a sexualidade e gênero para crianças de até 6 anos.

De acordo com a coordenadora-geral do projeto, prof. Cláudia Ribeiro, do Departamento de Educação (DED) da Ufla, cada universidade realizou, no decorrer do ano, um curso de formação para os participantes. “Essa formação trouxe questões que inquietam professoras e professores que estão exercendo suas atividades no dia-a-dia da educação infantil”.

Foram várias ações desenvolvidas pelos profissionais ao longo do ano: elaboração e apresentação de projetos de intervenção educacional nas escolas; produção de material didático para subsidiar propostas curriculares da Educação Infantil; criação de uma página na internet e um jornal temático (www.ded.ufla.br/generoesexualidade-ei ); suporte em pesquisas sobre os conceitos de gênero, sexualidade e suas relação com a infância e a construção das identidades; formulação de políticas públicas em torno da relação entre formação de professores, infância e as temáticas de gênero e sexualidade; e a articulação entre ensino, pesquisa e extensão.