Cinco estrelas

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Terça, 21 Dezembro 2010 06:40 | Última Atualização: Terça, 21 Dezembro 2010 06:40

A Universidade Federal de Lavras (Ufla) teve destaque em recente pesquisa realizada pela revista Guia do Estudante que avalia os melhores cursos superiores do país. Das graduações avaliadas, Administração, Agronomia, Medicina Veterinária e Zootecnia obtiveram conceituação máxima, sendo classificadas como cinco estrelas. A pesquisa foi realizada para orientar os estudantes sobre o que e onde estudar, trazer informações atualizadas sobre o mercado de trabalho e as novas profissões.

Outros quatro cursos da Ufla figuram entre os melhores do Brasil, sendo avaliados como quatro estrelas: Ciência da Computação, Ciências Biológicas, Engenharia Agrícola e Engenharia Florestal. Já o curso de Engenharia de Alimentos também foi considerado bom, alcançando a marca de três estrelas. A pesquisa completa com as avaliações dos cursos de todo o país está na edição especial Guia do Estudante Profissões Vestibular 2011.

De acordo com pró-Reitor de Graduação, prof. João Chrysostomo de Resende Júnior, desde 2005 os cursos têm alcançado índices satisfatórios na avaliação do Guia do Estudante. Em levantamentos anteriores, a Ufla foi considerada a terceira melhor Universidade do país, o que, segundo o pró-Reitor, demonstra o empenho de professores, estudantes e funcionários em oferecer um ensino de qualidade. “A avaliação do Guia reforça a boa trajetória de resultados que temos alcançado nos últimos tempos. Esse desempenho notável, ao mesmo tempo em que nos deixa felizes e orgulhosos, nos imputa uma responsabilidade enorme para mantermos o padrão de qualidade e melhorá-lo cada vez mais”.

Critérios do Guia do estudante

Durante o processo de avaliação, os coordenadores das graduações preenchem um questionário eletrônico com dados específicos sobre o curso, como titulação do corpo docente e produção científica. Em seguida, estas informações são repassadas a pareceristas – docentes, coordenadores de curso, diretores de departamento e avaliadores do Ministério da Educação (MEC) que possuem currículo cadastrado na Plataforma Lattes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e constam do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (BASis). Estes profissionais classificam os cursos conforme os conceitos excelente, muito bom, bom, regular, ruim e “prefiro não opinar”.

Após esta avaliação, é calculada a média dos conceitos que cada curso recebeu. Para isso, desde 2007, também são consideradas as avaliações dos últimos cinco anos realizadas pelo Guia do Estudante. Como resultado final, cada curso avaliado recebe um conceito.

Ufla: trajetória de bons resultados

O MEC divulgou no fim do ano passado o Índice Geral de Cursos (IGC), um ranking que classifica as instituições de ensino do país de acordo com a qualidade dos cursos de graduação e de pós-graduação (mestrado e doutorado). Neste relatório, a Federal de Lavras figurou entre as melhores, sendo considerada a quinta melhor do país e a segunda de Minas Gerais.

Um dos fatores que influenciam neste resultado foi o desempenho dos estudantes na prova do Enade. Em 2007, além da Medicina Veterinária, que ocupou o topo da lista dos melhores do país, o curso de Zootecnia foi considerado o segundo melhor do Brasil. Já no exame de 2008, destaque para as graduações em Engenharia Agrícola (1º lugar), Ciências Biológicas e Engenharia Florestal (ambas em 2º lugar).