Atletismo de Lavras é destaque no Brasil e no Exterior

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 23 Dezembro 2010 11:55 | Última Atualização: Quinta, 23 Dezembro 2010 11:55
Depois de quase 40 anos, após as carreiras vitoriosas dos atletas Chitarra, Scheidt et al, o atletismo lavrense voltou a se destacar em campeonatos nacionais e internacionais. Este ano foi marcado pela conquista de várias medalhas, o que garante à cidade lugar nas principais competições de 2011. A seguir, você acompanha as conquistas das equipes do Centro Regional de Iniciação ao Atletismo de Lavras (Cria), em 2010.

Medalha no sul-americano de Lima, no Peru

A estudante bolsista do NDE/Ufla, Althiene dos Santos, moradora do Bairro Alterosa, venceu o pentatlo nas Olimpíadas Escolares em Fortaleza/CE e bateu o recorde da competição. A vitória deu a ela a oportunidade de competir nos XVI Jogos Sul-americanos, em Lima, no Peru. A atleta não decepcionou e voltou com a medalha de bronze. Althiene superou em quase 300 pontos sua marca nacional e pode ser convidada para um dos centros de treinamento da Confederação Brasileira de Atletismo.

Outra atleta que vem se firmando na carreira é Sarah Carolina, de 13 anos. Ela também foi a Lima, chegou à semifinal dos 80 metros com barreiras e já garantiu vaga para a seleção nacional, no próximo ano. A atleta ficou em 4º lugar na corrida de revezamento brasileiro dos 5 m x 80m. Já no salto em altura é Jenifer Nicole quem fez bonito. Ela foi a quarta colocada, ultrapassando todas as alturas na primeira tentativa.

Campeões em Varginha

O Festival de Atletismo de Varginha foi o evento inicial da equipe de atletismo de Lavras. Competindo desde 2008, a equipe já conquistou 45 medalhas (12 de ouro) e marcou a evolução do grupo, agora respeitado e considerado um dos melhores do país.

Lavínea Cassiano, do Bairro Nova Lavras, foi a revelação do atletismo lavrense para as provas de velocidade e saltos. Depois de ser campeã mineira pré-mirim dos 150 metros rasos, ganhou a corrida de 60 metros de forma espetacular.

Ribeirão Vermelho terá grupo de atletismo a partir de cooperação com o Cria Lavras

O Cria Lavras está aberto a todas as cidades da região. Prova disso foi a parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Ribeirão Vermelho e o grupo lavrense, que já realiza a seleção dos talentos da cidade vizinha. O projeto foi impulsionado pelo desempenho de Everton Soares que, com 15 dias de treinamento, foi vice-campeão estadual dos 1500 metros.

Medalhas no brasileiro, em Goiânia

Em Goiânia, Althieres dos Santos, de 16 anos, foi medalha de prata na prova do octatlo, além de ficar em quarto lugar no revezamento medley. O atleta é recordista mineiro e faz parte da elite nacional da categoria. Althieres é considerado um dos mais promissores atletas para 2016.

Paulo Henrique da Silva, de 15 anos, mostrou por que várias equipes querem contratá-lo. Ele ficou em sétimo lugar nos 110 m com barreiras. No salto em distância, ficou na 5ª colocação. Na classificatória, ele saltou 6,7 m e virou líder nacional da categoria mirim.

Já a velocista Ana Flora de Paula foi finalista nos 200 m e medalhista de bronze no revezamento medley.

Cria Lavras participa das finais do Circuito Paulista de Atletismo

Trinta e três atletas da equipe de Lavras participaram da final do Circuito Paulista Caixa de Atletismo Mini, Pré-Mirim, Mirim e Menores. Desfalcada dos atletas que representavam a cidade nas Olimpíadas Escolares e Jogos Sul-americanos, a equipe foi montada somente com os atletas iniciantes. Os destaques da equipe trouxeram para casa 12 medalhas (2 de ouro, 6 de prata e 4 de bronze). Kathelyn Nayara, do Bairro Lavrinhas, fez o melhor tempo do país em sua categoria e terminou a competição em segundo lugar.

Seleção de talentos para o atletismo em Machado

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Machado, o Cria realizou uma atividade de Miniatletismo, na Escola Estadual Iracema Rodrigues. Cerca de 580 jovens, entre nove e dezessete anos de idade, participaram do evento. Essa foi a primeira etapa de uma ação voltada para a busca de talentos, em Machado, que visa à criação de uma equipe competitiva na cidade. Aproximadamente 30 jovens com talento para o atletismo já foram identificados. A equipe da UFLA realizará o refinamento da seleção inicial, a partir de avaliações de maturação sexual e potência muscular.