Ir direto para menu de acessibilidade.
Atenção! Você está acessando um arquivo automático de notícias e o seu conteúdo pode estar desconfigurado. Acesse as notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.

Estágio em laboratório do DCC/UFLA produz braço robótico

Escrito por Comunicação UFLA | Publicado: Quinta, 03 Fevereiro 2011 12:49 | Última Atualização: Quinta, 03 Fevereiro 2011 12:49
Durante um período de estágio no Departamento de Ciência de Computação da UFLA, o estudante do curso técnico em mecatrônica do Cefet–MG de Nepomuceno, Márcio Magela Maculan, construiu um braço manipulador robótico.

 

Orientado pelos profs. Wilian Soares Lacerda, do DCC/UFLA e Carlos Ademir da Silva, do Cefet-MG, a construção do braço de robô já passou pela fase mecânica (chapa, acoplamento de motor, eixos). Agora as próximas etapas envolvem o desenvolvimento das partes de eletrônica e de programação por meio da qual o robô poderá ser controlado por um microcomputador.

 

De acordo com o prof. Wilian, o braço servirá para a realização de pesquisas e será utilizado em várias disciplinas práticas do curso de Engenharia de Controle e Automação da UFLA. “Afinal, esse braço possui grande parte dos mecanismos utilizados em robôs de indústrias automotivas, pesquisas espaciais ou ambientes inóspitos ao ser humano, como o fundo do oceano”, explica ele.

 

Tanto os professores quanto o estudante Márcio afirmam que o desenvolvimento desse robô só foi possível em razão de a Pró-Reitoria de Extensão e Cultura ter aberto processo de seleção para estudantes de todo o país fazerem estágio na UFLA (regulamentação do MEC). “Aproveitei a oportunidade para cumprir meu estágio obrigatório no Laboratório de Eletrônica da UFLA e pude desenvolver algo - experiência bem mais interessante do que apenas repetir ações na área”, finaliza o estudante. 

 

  

 

 

Atenção! As notícias mais antigas (anteriores a Maio/2018) estão disponíveis em nosso repositório de notícias no endereço www.ufla.br/dcom.
 
Portal da Ciência - Universidade Federal de Lavras
FalaBR: Pedidos de informações públicas e manifestações de ouvidoria em um único local. Sistema Eletrônico de Informações ao Cidadão (e-SIC) e Ouvidoria.
Participante do Programa Nacional de Prevenção à Corrupção